Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Astronauta Brasileiro e futuro Ministro de Ciência e Tecnologia Marcos Pontes da palestra no IFAM

Marcos Pontes futuro Ministro de Ciência e tecnologia ministrou palestra motivacional no Instituto Federal do Amazonas (IFAM).
publicado: 01/11/2018 17h56 última modificação: 01/11/2018 17h56

Marcos Cesar Pontes é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, atualmente na reserva. Foi o primeiro astronauta brasileiro, sul-americano e lusófono a ir ao espaço, na missão batizada "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont no avião 14 Bis, realizado em 1906.

Formou-se no Colégio Liceu Noroeste, em Bauru, estado de São Paulo, em 1980. Em 1984, recebeu o bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo. Em 1989, iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, recebendo o título de engenheiro em 1993. Em 1998, obteve o mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey, Califórnia. Possui ainda bacharel em administração pública pela Academia da Força Aérea Pirassununga.

Durante 2 horas e meia o público acompanhou atentamente a apresentação de Marcos Pontes, que falou a comunidade acadêmica e público externo lotando os três auditórios do Campus Manaus Centro prestigiando a IV Semana de Construção Civil, evento realizado e coordenado pelo Departamento Acadêmico de Infraestrutura (DAINFRA). Durante sua apresentação o futuro ministro narrou toda sua trajetória sempre trazendo uma mensagem de otimismo e perseverança.

Antes de sua apresentação Marcos Pontes conversou com o Reitor do IFAM Professor Antonio Venâncio Castelo Branco, eles falaram dos desafios e das especificidades que o IFAM enfrenta em um estado com dimensões continentais, o futuro Ministro mostrou ter amplo conhecimento das dimensões e aspectos do Amazonas pois já desenvolveu diversas atividades no estados.

O Reitor do IFAM falou sobre os aspectos relacionados ao fomento da pesquisa da extensão e inovação no IFAM. Falou sobre os incentivos a servidores, docentes e técnicos administrativos que atuam nas áreas da pesquisa, da extensão, e inovação voltada ao desenvolvimento industrial já que Manaus é um dos polos nacionais de desenvolvimento industrial e o futuro Ministro é o embaixador da ONU para o desenvolvimento industrial. O Reitor aproveitou para falar sobre o incentivo aos servidores que atuam no interior do Estado e nas regiões de fronteira.

Ao final da palestra o futuro Ministro realizou uma seção de autógrafos e tirou fotos com todos os participantes do eventos, sem dúvida uma grande demonstração de grandeza e humildade.

Em relação ao convite para ser o futuro ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes comentou “tenho dedicado minha vida a pátria, e essa é, mais uma oportunidade para que eu possa cumprir minha missão, servir ao meu pais”.

Missão Cumprida !!!