Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Audiência pública discute cursos e demandas, no CSGC

Audiência pública discute cursos e demandas, no CSGC

Lideranças de diversas comunidades do município estiveram reunidas para avaliar a realidade dos cursos já oferecidos.
por publicado: 03/06/2019 11h17 última modificação: 03/06/2019 11h17

Representantes do Campus São Gabriel da Cachoeira (CSGC), no extremo Noroeste do Amazonas, estiveram reunidos com lideranças de diversas comunidades do município para avaliar a realidade dos cursos já oferecidos. Nesse primeiro encontro, foi feito um levantamento de novas demandas de cursos que venham ajudar a mudar a situação social e econômica das comunidades indígenas e da sociedade em geral.

Ocorrida no dia 24 de maio, a audiência pública teve como palco a maloca da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn). Na ocasião, o espaço acolheu professores, alunos, Organizações não Governamentais (ONGs), representantes de instituições de ensino, do poder público municipal, militares e líderes comunitários.

Na oportunidade, o presidente da Foirn, Marivelto Barroso, ressaltou que “a forma democrática é o melhor caminho para sugerir e poder buscar. Só numa questão conjunta é que a gente vai poder fazer isso”.

Nessa primeira audiência pública foram ouvidas com atenção as opiniões e contribuições de cidadãos, como o Trinho Paiva, natural da região do Içana. Para ele, o momento é de dialogar e o Ifam junto com o poder público devem buscar no conhecimento indígena as vocações de produção de cada região e apoiar, por meio de cursos técnicos profissionalizantes, a formação de seus alunos.

A vereadora Otacila Lemos Barreto falou sobre a diversidade da produção agrícola, mas salientou que o produtor da região do Alto Rio Negro esbarra no problema do escoamento. Otacília acredita que o Ifam deve estar atento a isso e propor, por meio de atividades de pesquisa e extensão do Campus, uma elaboração de diagnósticos que possam orientar as pessoas em suas diversas atividades.

O ex-diretor do CSGC professor Elias Brasilino de Souza esteve presente no encontro e apresentou as demandas e implantação de cursos, nos últimos dez anos. Entende que é fundamental estar atento às demandas da educação profissional na região e necessário adotar medidas interinstitucionais para seu atendimento.

O diretor de ensino do CSGC, professor Jefferson  Aristiano Vargas, deixou clara a intenção do Instituto Federal em ser um espaço de criação de  discursão e oportunidades   para o melhoramento da instituição e da comunidade em geral.

Ao encerrar o encontro, o novo diretor-geral do CSGC,  professor Leonam Matos Correia Lima agradeceu a participação de todos que atenderam ao chamado e contribuíram com suas opiniões. O gestor enfatizou que a avaliação dos cursos ofertados pelo Ifam na região e  as soluções para as demandas da educação propostas nessa audiência pública será vista com profundidade pela instituição.

A ideia do Ifam é continuar ouvindo as comunidades localizadas nas calhas do Rio Negro, as regiões administrativas e na sede. O CSGC estuda agora uma ação que viabilize  essas  audiências itinerantes e se faça cumprir, por meio do exercício da cidadania, a educação com qualidade para todos.

Texto e fotos: CCS/CSGC | Edição: CCS/Reitoria