Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula magna marca início do ano letivo dos programas de pós-graduação do IFAM

Aula magna marca início do ano letivo dos programas de pós-graduação do IFAM

A palestra principal foi proferida pelo diretor do Inpa, professor Henrique Pereira, na tarde desta quarta-feira (10), no IFAM-Campus Manaus Centro.
por publicado: 10/04/2024 19h10 última modificação: 10/04/2024 19h10

Na tarde desta quarta-feira (10), ocorreu a aula magna dos programas de pós-graduação do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), por meio da Diretoria de Pós-Graduação, o evento marcou a abertura do ano letivo dos cursos de mestrado e doutorado ofertados pela instituição. Toda a atividade foi transmitida ao vivo pelo Facebook.

O evento aconteceu no miniauditório do Campus Manaus Centro (IFAM-CMC), e reuniu estudantes, pesquisadores, professores, técnicos administrativos e parceiros institucionais. Atualmente, o Instituto possui três programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico (PPGET), Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Física.

Durante a solenidade de abertura, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), professor Paulo Henrique Rocha Aride, destacou a verticalização do ensino proporcionada pela pós-graduação. “Hoje a minha fala é direcionada aos alunos da pós-graduação. A pós-graduação é a verticalização do nosso processo de ensino e é uma meta da nossa instituição. Recebemos recursos oriundos do Ministério da Educação, somos servidores públicos federais e atuamos para que vocês tenham um ensino de qualidade e possam evoluir nesse caminho acadêmico. Hoje, todos que estão aqui na pós-graduação passaram pelo mesmo processo que vocês, pois tiveram a oportunidade de alguém abrir as portas. Nossa missão agora é abrir a porta para vocês. A pós-graduação acaba sendo um nível de excelência dos processos acadêmicos, e nele se formam os profissionais que estarão aqui no futuro abrindo oportunidades para outras pessoas”, disse.

Em seguida, a pró-reitora de Extensão (Proex), professora Maria Francisca de Lima, representando o reitor do IFAM, recordou o processo de crescimento da pós-graduação no Instituto. “Nós que trabalhamos nos programas de pós-graduação, sabemos as dificuldades que enfrentamos em continuar desenvolvendo pesquisa, apresentar projetos e fazer com o que o curso se eleve cada vez mais. E vocês, alunos, hoje estão numa instituição onde são privilegiados pela competência dos profissionais que vão ministrar aula para vocês, pela competência dos profissionais que vêm compartilhar conhecimentos e experiências conosco dentro do campo da pesquisa. É um momento de gratidão em ver o quanto nós crescemos, mas saber também as dificuldades que nós enfrentamos e o que nós precisamos ainda fazer para que a excelência dentro do campo do ensino, pesquisa e extensão se mantenha e cresça cada vez mais”, afirmou.

Além dos pró-reitores da PROEX e PPGI, a mesa de abertura teve a participação do diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFAM-CMC, professor João dos Santos Cabral Neto, da representante da direção geral do IFAM-CMC, professora Neila Batista Xavier, e do presidente da Associação de Pós-Graduandos do IFAM, o estudante Jander Ramires Rodrigues.

Palestra principal

Com o tema ‘Ciência, tecnologia e inovação na pós-graduação para o desenvolvimento da Amazônia’, a palestra principal foi conduzida pelo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Henrique dos Santos Pereira, doutor em Ecologia e mestre em Biologia.

Durante a palestra, Pereira abordou as especificidades do mestrado e doutorado profissional que é a característica da pós-graduação do IFAM e a evolução dos programas de pós-graduação do Instituto, além da inovação e empreendedorismo na pós-graduação pensando no protagonismo do discente. Afirmou ainda o interesse em fortalecer os vínculos institucionais e a parceria acadêmico-científica entre o IFAM e o Inpa.

Roda de conversa

Após a aula magna, houve a roda de conversa com a participação da diretora Técnico-Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), professora Marcia Irene Andrade Mavignier, da gerente de Articulação e Desenvolvimento Profissional da Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc/AM), professora Darle da Silva Teixeira, e a chefe da Divisão de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professora Josseane Silva. A atividade teve mediação da diretora de Pós-Graduação da PPGI, professora Laís Alves da Gama.