Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Avançam as tratativas para expansão do Instituto Federal do Amazonas no município de Iranduba.

publicado: 16/08/2019 17h47 última modificação: 16/08/2019 17h50

Na tarde desta quinta-feira dia 15 de agosto, estiveram reunidos na reitoria do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) o deputado estadual Delegado Péricles com assessores, o Pró Reitor de Desenvolvimento Institucional Carlos Thiago Garantizado, o Diretor do Campus Avançado de Iranduba Jorge Nunes e o Reitor do IFAM Professor Antonio Venâncio Castelo Branco.

A reunião teve como objetivo definir as próximas ações a serem realizadas para viabilizar a expansão do Campus Avançado de Iranduba, a pauta tratou da seção por parte do governo do Estado de uma área localizada nos arredores da cidade Universitária, por esse motivo o IFAM buscou o apoio do parlamentar para auxiliar na interlocução junto ao governo do Estado.

O IFAM já está presente no município de Iranduba e as aulas tem previsão de começarem ainda no segundo semestre de 2019, e tem como objetivo capacitar a mão de obra local para atuar no setor primário do município.

Tendo em vista que o município de Iranduba tem vocação e potencial para o setor primário, ou seja, na produção rural o IFAM irá beneficiar a população daquele município, um ótimo exemplo da aplicação das políticas e da missão do IFAM, “Promover os arranjos produtivos locais, fomentando o desenvolvimento sustentável na Amazônia”, essa iniciativa esta iniciativa esta em acorda com a missão do instituo, capaciar a mão de obra de acordo com os arranjo produtivos da região proporcionando para os jovens a oportunidade de exercer sua profissão em sua região de origem sem que seja necessário o deslocamento para outras localidades.

Em síntese isso é a evolução da educação, que promove o êxito e não o êxodo da população amazônida.

Outro tema abordado durante a reunião foi a parceria entre o IFAM e a ALEAM que tem como objetivo ofertar cursos de capacitação na área de segurança pública e gestão pública, essa parceria tem o objetivo de atender uma demanda reprimida no Estado, onde o IFAM irá contribuir com os profissionais capacitados para ministrar as aulas e a ALEAM irá contribuir com a estrutura e os meios para que as capacitações aconteçam.