Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca do campus Coari inaugura alas voltadas ao estudo Afro-brasileiro e Indígena

O acervo gira em torno de 300 livros além de outros materiais relacionados ao tema
por publicado: 01/08/2017 14h01 última modificação: 01/08/2017 14h01

Na última sexta-feira, 28/07, A biblioteca do IFAM campus Coari inaugurou as novas alas específicas de: História e Cultura Indígena, História e Cultura Afro e Afro-brasileira , Amazônia e Direitos Humanos e Cidadania. O projeto foi realizado em parceria da Comissão do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI).

O evento contou com a presença das lideranças indígenas , dos representantes de órgãos públicos e da sociedade civil organizada do município, Armênio Tikuna (APITPAD), Plínio Tikuna, Adeilton Oliveira Tikuna (AFIUC), João Mello (FUNAI), Pe. Elcivan Alencar (Cáritas Diocese de Coari), além dos servidores (docentes e técnicos), Iracema Ramos Martins, Aguido Akell Santos Carvalho, Pedro Issa Figueiredo, Ezequiel de Souza, José Renan de Souza Belém, Carlos Brito da Costa Silva, Valéry Nicolas Brito Bacellar, entre outros. Discentes e comunidade externa também estavam presentes.

A inovação dos temas expostos para pesquisa segmentada, pouco verificados em Bibliotecas públicas e privadas, ocorreu via o bibliotecário responsável, bel. Carlos Brito da Costa e Silva, em comum acordo dos membros da Comissão do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) os profs. Aguido Akell Santos de Carvalho, José Renan de Souza Belém, Ygor Olinto Rocha Cavalcante e Valéry Nicolas de Brito Bacellar, todos servidores do IFAM Campus Coari (CCO),

Vale ressaltar que, o novo acervo doado gira em torno de 300 livros, 03 mapas grandes em lona, 15 mapas em papel, artefatos, material audiovisual, entre outros relacionados com os temas, e, só foi possível por intermédio da comissão do NEABI, projetos PIBIC Jr. e PIBEX do IFAM CCO, além das parcerias firmadas junto à Defensoria Pública da União (DF e AM), 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, Conselho Indigenista Missionário, Rede Eclesial PanAmazônica, Cáritas, Ministério da Justiça, Secretaria de Direitos Humanos, Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, Instituto Socioambiental, Centro de Trabalho Indígena, Fundação Nacional do Índio, entre outros, ainda, contou com a contribuição do prof. Ezequiel de Souza, Arquipo Goes, Alex Alves, Nilton Azevedo, comunidades indígenas e ribeirinhas, entre outros órgãos, instituições e pesquisadores.

Ao final, direcionados ao Auditório do IFAM CCO, após um curta metragem acerca Direitos Humanos, foi proferida palestra com os profs. Aguido Akell e Plínio Tikuna com o tema “Disciplinas Multi e Interdisciplinares na Educação em Direitos Humanos, da Amazônia e das Minorias Étnicas” .

Incorporando o lema o IFAM na Comunidade e a Comunidade no IFAM, ainda, a busca da inclusão social, digital e do conhecimento, e, almeja-se ainda mais em humanizar o ensino técnico, corroborando com nosso espírito universal e amazônida, visando chamar e integrar cada vez mais a comunidade interna e externa no intuito da interculturação, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e na educação em Direitos Humanos, entre outros aspectos socioeducativos importantes.

Informações: campus Coari