Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bibliotecária do Ifam recebe prêmio Genesino Braga

Bibliotecária do Ifam recebe prêmio Genesino Braga

Realizada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia, a premiação ocorreu no dia 20 de março, no Teatro Amazonas.
por publicado: 21/03/2019 10h00 última modificação: 21/03/2019 10h37

A bibliotecária Beatriz Pereira Dias, do Ifam Campus Manaus Zona Leste (CMZL), recebeu o prêmio da 7 ª edição Genesino Braga, na categoria Bibliotecário Inovador. A premiação é uma realização do Conselho Regional de Biblioteconomia 11ª Região e ocorreu no dia 20 de março, no Teatro Amazonas, em Manaus.

A categoria Bibliotecário Inovador possui o objetivo de homenagear o profissional que desenvolveu novos processos (tecnológicos ou não) ou que se sobressaíram pela adoção de melhores práticas em biblioteconomia.

Beatriz Dias desenvolve atividades ligadas à cultura, criou a sala de cinema do campus e promoveu a I Semana de Arte e Literatura em parceria com professores de Língua Portuguesa.  Participou da implantação de duas bibliotecas comunitárias: a Biblioteca Moyray, na comunidade indígena dos Mura em Autazes (AM) e a Biblioteca da comunidade da Ilha do Baixio, em Iranduba (AM). É responsável pelo grupo de artes da Biblioteca do Ifam CMZL, o PENS’Art, onde estudantes da comunidade se reúnem a fim de desenvolverem seus talentos nas áreas da pintura e do desenho, compartilhando técnicas e conhecimentos sobre o tema.

Bibliotecária Beatriz Pereira Dias, do Ifam CMZL

Participações do Ifam

A bibliotecária do Ifam Campus Lábrea, Dávila Odizio, também concorreu a categoria Bibliotecário Inovador pela coordenação do projeto de extensão Banzeiro do Conhecimento, em 2017. Trata- se da intervenção de uma biblioteca itinerante, visando suprir a falta de acesso à informação, e a literatura diversas em lugares onde não há biblioteca física, colaborando com o incentivo à leitura. O projeto contou com as parcerias do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Escola Municipal Francisca Gomes Mendes.

A ideia do projeto é ir ao encontro de comunidades amazônicas, na Reserva Extrativista (Resex) do Ituxi, na qual vivem comunidades em áreas muito distantes da sede do Município de Lábrea, onde não há bibliotecas físicas.

Em 2016, a bibliotecária Karina Sales, hoje Coordenadora Geral de Bibliotecas do Ifam, recebeu a premiação Genesino Braga na categoria Bibliotecário Destaque.

Bibliotecárias do Ifam durante premiação em Manaus

Sobre a premiação

A premiação se destina a homenagear bibliotecários, organizações e personalidades que, pelo desempenho e capacidade profissional, destacaram-se no exercício de suas funções e levaram a biblioteconomia perante a sociedade nos Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.

Genesino Braga foi bibliotecário, jornalista, cronista e professor do curso de biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Ganhadores da edição 2019:

Bibliotecário Destaque: David Carvalho – Biblioteca Pública do Amazonas.

Bibliotecário Inovador: Beatriz Dias – Ifam Campus Zona Leste

Bibliotecário Pesquisador: Raquel Maciel – Universidade Federal do Amazonas

Bibliotecário Professor: Marcos Hubner - Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Instituição Amiga: Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas