Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campi do IFAM produzem hortaliças e doam para a comunidade

Campi do IFAM produzem hortaliças e doam para a comunidade

Verduras, frutas e legumes colhidos são doados para hospitais, associações e outras instituições
por Ana Paula Batista publicado: 11/08/2017 07h54 última modificação: 11/08/2017 08h22

Aliando aprendizagem e contribuindo com instituições locais, os alunos do 1º e 2º ano do curso técnico de Agropecuária dos campi IFAM Humaitá e Eirunepé tem obtido grandes resultados na produção de frutas, verduras e legumes. Os campi têm produzido alface, cheiro verde, cebolinha, couve, pimentão, pimenta de cheiro, pepino, maxixe, melancia e tomate como resultado das aulas práticas do curso.

Em Eirunepé, as atividades de campo são realizadas em parceria com a prefeitura local, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (IDAM) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (ADAF).

Segundo o diretor de ensino do campus Eirunepé, Leandro Damasceno, as técnicas de cultivo suspenso e no solo são ensinadas em uma casa de vegetação. A estrutura de 10 x 20m tem a função de controlar e proteger as plantas de agentes exteriores.

“Nossos alunos colocam em prática a teoria aprendida em sala de aula e aplicam as técnicas de plantio e cultivo utilizando a estrutura da casa de vegetação.

O sucesso é grande e as escolas municipais já têm nos procurado para firmar parcerias na criação de hortas escolares e também no apoio técnico”, disse ele ao ressaltar que o objetivo é ampliar o número de casas de vegetação.

As hortaliças produzidas pelo campus Eirunepé estão sendo doadas para o Hospital Regional Vinícius Conrado e contribuem na alimentação dos pacientes internados.

O campus Humaitá plantou este ano meio hectare de melancia utilizando composto orgânico produzido no local.

De acordo com informações do coordenador de produção animal e vegetal do campus, João Soares, parte da produção do material é doada para diversas instituições, dentre elas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), o hospital local e o Exército e o excedente distribuído aos alunos e incorporado na merenda escolar.

As atividades no campo fazem parte da grade curricular dos alunos do curso técnico Agropecuária.