Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campi do IFAM recebem kits pedagógicos para inclusão de alunos com necessidades específicas

por publicado: 07/08/2020 08h39 última modificação: 07/08/2020 08h39

Os campi do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) receberam na manhã da última quarta-feira (05/08), kits com materiais pedagógicos que irão auxiliar os profissionais da instituição no processo de inclusão de alunos portadores de necessidades específicas. Cada campus adquiriu um microcomputador, um monitor de vídeo, um tablet, um gravador de voz, dois regletes (instrumento criados para a escrita Braille) de mesa, duas punções (O QUE É ISSO?), dois sorobans (instrumento para cálculo) um alfabeto e dois acionadores de pressão ( O QUE É ISSO? PRA QUE SERVE?).

Segundo a pró-reitora de Ensino, professora Lívia Camurça Lima, a ação para aquisição dos kits teve início na Pró-Reitoria de Extensão, quando o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (Napne) fazia parte dos programas extensionistas, ainda durante a gestão da professora Sandra Magni Darwich. “Com a reestruturação das atividades, o Napne passou a fazer parte da Pró-Reitoria de Ensino, onde foi possível dar andamento ao processo e conseguir realizar as aquisições. A capacitação (tutoriais) para os profissionais que irão atuar junto aos alunos, já está sendo elaborada e será realizada pelo Núcleo de forma sistêmica”, explicou Lima.

De acordo com o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, os kits foram adquiridos com recursos próprios do Instituto, a fim de buscar atender as demandas dos alunos que necessitam desse tipo de suporte. “A inclusão sempre foi um aspecto muito presente em nossa missão. Educar para a sustentabilidade é educar a todos de forma plena. Nesse contexto, não podemos deixar de atender aqueles que tem necessidades especificas, por isso o Instituto investe em meios e soluções para que a inclusão seja a mais eficaz possível em nosso instituto”, disse.