Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus IFAM Manaus Zona Leste promove feira de valorização da vida em alusão ao mês de prevenção ao suicídio.

publicado: 29/09/2018 14h44 última modificação: 29/09/2018 14h44

Nessa última sexta-feira dia 28 de setembro, foram apresentados os resultados de trabalhos desenvolvidos por alunos do IFAM campus Manaus Zona Leste que tiveram como tema “ a valorização da vida”, os trabalhos são resultados da semana de valorização da vida, iniciativa que faz alusão ao mês de prevenção ao suicídio “ setembro amarelo”.

A iniciativa do setor de serviço social do Campus Manaus Zona Leste contou com o apoio de toda a comunidade acadêmica e servidores do Campus, foram desenvolvidos ao todo 15 trabalhos com os alunos do 1º, 2º e 3º anos do ensino integrado.

Foram apresentados 15 problemas que levam ao suicídio e desenvolvidas possíveis soluções através de trabalhos diferenciados como, jogos de tabuleiro, encenação, danças, poesias, fotografias, vídeos entre outros.

Para a assistente social do Campus Manaus Zona Leste (CMZL), Wylnara dos Santos Braga, as causas para o suicídio vão além de questões psíquicas. “Temos que ter em mente que, para trabalhar a Prevenção ao Suicídio, nosso olhar deve estar para além dos transtornos mentais. Muitas causas dos óbitos e tentativas de suicídio estão vinculadas aos determinantes sociais, entre estes, família, escola, bullying, assédio sexual, auto-imagem. Por isso, o trabalho voltado à prevenção deve ser intersetorial e a escola é um dos principais setores. Quando falamos em faixa etária temos o maior índice de suicídio entre os jovens de 15 a 29 anos, ou seja, são pessoas que ainda frequentam a escola. Essa é uma temática séria e precisa da nossa atenção. O IFAM vem trabalhando continuamente em ações voltadas à prevenção do suicídio, através de palestras sobre a valorização da vida e temas transversais, como combate ao abuso sexual de adolescentes, campanhas como setembro amarelo, saúde do estudante, bullying, entre outros”, destacou a servidora.

Ao final da amostra foi apresentado um vídeo com o tema “timidez” que sensibilizou a todos uma prova de que a iniciativa foi exitosa e que o tema foi abordado com seriedade e competência pelos alunos e servidores do IFAM.