Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Itacoatiara está na final da 5ª. OBAP

Campus Itacoatiara está na final da 5ª. OBAP

Objetivo é estimular jovens estudantes em carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e inovação em agropecuária
publicado: 23/09/2015 10h39 última modificação: 23/09/2015 10h52

Todos os anos, desde 2011, é realizada a Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IF Sul de Minas), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais de todo Brasil.

Em 2015, na 5ª. edição da OBAP, que tem como tema: SOLO: BASE E FONTE DE VIDA, os discentes do Instituto Federal de Educação do Amazonas - Campus Itacoatiara, Ecton Soares, Rosiane Batista e Cláudio Figueiredo, finalistas do curso Agronegócio, turma 2015, conquistaram aprovação para a última etapa da olimpíada, que ocorrerá na cidade de Poços de Caldas (MG), entre os dias 16 e 18 de outubro.

De acordo com o coordenador da Área do Eixo Tecnológico, Recursos Naturais do campus, Andrey Luis Bruyns de Sousa, a Olimpíada é composta por três fases, sendo as duas primeiras, na modalidade virtual, a partir de testes de conhecimento da área do referido curso, com tempo determinado para a sua conclusão, e a última, na modalidade presencial, em uma disputa pelas equipes também classificadas em todo o país.

Bruyns explica: “São selecionadas apenas as 10 melhores equipes de todo o país, e das 03 do campus Itacoatiara que concorreram, a nossa equipe, chamada de AGRO ITA 1, conseguiu ficar em 9º lugar, além da nossa segunda mais bem colocada que ficou na 16º. posição.”

Conforme o seu regulamento, a OBAP visa, principalmente, estimular o ingresso de jovens do ensino médio e técnico nas carreiras técnico-científicas por meio da pesquisa e da inovação em agropecuária, aplicação de conhecimentos científicos, enfrentamento de situações desafiadoras e cooperação entre os envolvidos na olimpíada.

A equipe AGRO ITA 1 foi a única classificada em todo o Amazonas para a final nacional.