Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Lábrea: aulas práticas de produções animal e vegetal

Campus Lábrea: aulas práticas de produções animal e vegetal

No início deste semestre, os alunos foram recepcionados com aulas práticas nos setores de produção animal e vegetal.
por Vanessa Sena publicado: 18/02/2016 11h57 última modificação: 18/02/2016 11h57

Os alunos do Campus Lábrea iniciaram o período letivo deste ano com aulas inaugurais realizadas nos setores de produção animal e vegetal, no dia 05 de fevereiro.

No setor de produção animal foi realizada aula prática sobre os cuidados básicos com o bezerro recém-nascido, com o médico veterinário Marco Ritter, auxiliado pelo técnico em Agropecuária Fábio Magalhães.

Já no setor de produção vegetal, os alunos conheceram a técnica de produção de mudas nativas da Amazônia e finalizaram a aula praticando o plantio de algumas espécies frutíferas da região em uma área que será utilizada para um Sistema Agroflorestal (SAFs). Durante a prática, o grupo esteve acompanhado do técnico em Agropecuária e engenheiro agrônomo Heleno Lima.

Depois das aulas inaugurais, os alunos juntamente com os servidores e terceirizados, confraternizaram e comemoraram o aniversário de seis anos do Campus Lábrea. Na ocasião, a comunidade acadêmica foi presenteada com um bolo feito pela servidora Cleude de Souza Maia, e as matérias primas foram produzidas e ofertadas pelo setor de produção vegetal.

Aula prática de cirurgia

Ainda no início deste mês, o setor de produção animal promoveu aula prática de cirurgia para os alunos do curso de Agropecuária, com orientação do médico veterinário Marco Antônio Ritter, auxiliado pelos técnicos em Agropecuária Fábio Magalhães e Heleno Lima.

O primeiro procedimento consistiu em demonstrar aos alunos a técnica de preparo de rufião (animal utilizado para detecção de fêmeas no cio) e sua importância no contexto da reprodução animal.

Em seguida, realizou-se cirurgia de castração (orquiectomia) de um macho ovino, onde os alunos puderam aprender detalhadamente a técnica e, na oportunidade o médico veterinário, descreveu as estruturas anatômicas envolvidas no procedimento, além de discutir diferentes técnicas envolvidas no processo.

Os alunos foram acompanhados pelos professores Leandro Alho (Produção Vegetal) e Márcio Miranda (Biologia).