Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Lábrea promove exposição sobre cultura afro-brasileira

Campus Lábrea promove exposição sobre cultura afro-brasileira

Evento engloba exposição sobre figuras emblemáticas, além de oficina sobre cabelos crespos e capoeira.
por Ana Paula Batista publicado: 10/11/2016 14h01 última modificação: 10/11/2016 14h01

A fim de promover reflexão sobre a presença do negro no Amazonas, o campus Lábrea promove de 21 a 25 de novembro, o evento "Negra! A cor do Brasil" com exposição sobre a cultura afro-brasileira e duas oficinais: cabelos afros e capoeira. O projeto - coordenado pela Profª Claudina Azevedo Maximiano - é resultado do edital nº004/2016 promovido pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) com o objetivo de fomentar os eventos culturais de extensão dentro do Instituto.

Segundo a coordenadora, a discussão em torno da identidade negra na escola se faz muita vezes de forma pontual a partir da data simbólica do 20 novembro. "As prerrogativas da Lei nº 11.645 de 2008 ainda é algo em construção e dependente da sensibilidade dos professores de história e/ou de outros profissionais da educação mais sensíveis à causa. Tendo essa prerrogativa como base, consideramos que se faz necessário iniciar um processo de mobilização e sensibilização do IFAM e da sociedade para a questão socioantropológica  relacionada a figura do negro no Brasil e em particular na Amazônia", disse Azevedo.

A exposição vai abordar a identidade negra no Brasil, com suas expressões artístico-cultural e religiosa, por meio de personagens que se destacaram na história. Na questão da beleza negra, uma oficina sobre cabelos crespos e cacheados tem a missão de ajudar meninas a se autorreconhecer enquanto mulher negra. Além disso, uma roda de capoeira marcará o retorno da prática dessa luta no município.