Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Manaus Zona Leste comemora 78 anos

Campus Manaus Zona Leste comemora 78 anos

Estão programadas atividades recreativas e desportivas com a participação de alunos, egressos e servidores.
por publicado: 17/04/2019 16h01 última modificação: 17/04/2019 16h30

Criado em 1941 e com o nome de Aprendizado Agrícola Rio Branco, o Campus Manaus Zona Leste (CMZL) comemora 78 anos de criação, na próxima sexta-feira (19). Em decorrência do feriado da Sexta-feira Santa, as comemorações acontecem nesta quarta-feira (17), com a participação de servidores, alunos e autoridades.

Como parte da programação, houve uma solenidade para comemorar o aniversário do CMZL. Na ocasião, as autoridades presentes destacaram a contribuição do campus para as formações humana e profissional dos alunos. O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Antonio Venâncio Castelo Branco, ressaltou o papel que o Campus Manaus Zona Leste exerce na busca por um desenvolvimento local sustentável por meio do ensino, pesquisa, extensão e inovação.

“Há uma preocupação na formação integral dos alunos, preparando pessoas para exercer a cidadania, e não somente para o mercado profissional. Hoje temos diversos egressos do campus que atuam como agentes de desenvolvimento na Amazônia, em instituições vinculadas nos setores produtivos da agropecuária e agroindústria”, disse.

Para o diretor do CMZL, Jaime Cavalcante, o campus tem a função de mudar o cenário da desigualdade existente na região. “Nosso campus busca modificar o mundo da produção e favorecer as populações menos beneficiadas. Nossos alunos são peças fundamentais nesse processo. A história da nossa instituição demonstra essa contribuição desde escola até Instituto Federal, atuando nos ensinos básico, técnico e tecnológico”, afirmou.

Representante do grêmio estudantil do CMZL, o aluno Francis Lucas falou sobre a contribuição do campus para formação da comunidade acadêmica. “Aqui temos professores de diversas áreas do conhecimento que proporcionam uma formação interdisciplinar para todos os alunos, contribuindo para o exercício da cidadania”, frisou.

Ainda na solenidade de comemoração, os estudantes Vitória Silva e João Felipe Teixeira, dos cursos técnicos integrados em Administração e Agroecologia, respectivamente, realizaram apresentação musical.

Durante todo o dia, estão programadas atividades recreativas e desportivas, como a corrida pedestre que ocorreu hoje pela manhã, com a participação de alunos, servidores, egressos e comunidade externa.

História do CMZL

Com o nome Aprendizado Agrícola Rio Branco, com sede no Estado do Acre, o CMZL iniciou suas atividades em 19 de abril de 1941. Cinco anos depois da criação, foi transferido para o Amazonas e foi denominado de Escola de Iniciação Agrícola do Amazonas. Posteriormente, passou a ser chamado Ginásio Agrícola do Amazonas.

Em 1972, a unidade recebe o nome de Colégio Agrícola do Amazonas e, no mesmo ano, é transferida para o atual endereço (bairro São José Operário, em Manaus-AM). Em 1979, é chamada de Escola Agrotécnica Federal de Manaus.

Em face da Lei Nº 11. 892, sancionada pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia de 29 de dezembro de 2008, a Escola Agrotécnica Federal de Manaus passou a condição de campus do IFAM, sendo denominada de Campus Manaus Zona Leste.

registrado em: , ,