Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Parintins desenvolve software 3D e é aprovado para evento internacional

Campus Parintins desenvolve software 3D e é aprovado para evento internacional

Professores do Campus Parintins têm artigo aceito para apresentação e publicação em evento Internacional.
publicado: 04/08/2017 08h30 última modificação: 04/08/2017 08h30

Professores do campus Parintins tiveram artigo aprovado para a 12ª Conferência Latino-Americana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO 2017) abordando o uso do ambiente virtual para o ensino técnico em Agropecuária. O evento acontecerá em La Plata, na Argentina, no período de 9 a 13 de outubro de 2017. O Fazenda 3D é um dos primeiros softwares educativos feito na região do Baixo-Amazonas.

Sob o título "Fazenda 3D: Avaliação de um ambiente Virtual para o Ensino Técnico em Agropecuária", os autores são os professores Érika Dias, Ilmara Monteverde e David Ramos que atuam nas disciplinas de Agropecuária e Informática e tiveram a parceria com os alunos deste curso no desenvolvimento do projeto.

O projeto é um simulador de propriedade rural em ambiente virtual tridimensional (3D), que utilizando software livre, ajuda a preparar o aluno no planejamento, implementação e acompanhamento das estruturas rurais.

Professores do IFAM Campus Parintins, Érika Dias e David Ramos, autores do artigo.

Segundo a professora de Informática, Ilmara Monteverde, o projeto estimula o pensamento estratégico e propõe a busca por soluções de problemas encontrados no campo. "A iniciativa estabelece uma navegação em que o aluno dispõe das estruturas e setores de uma propriedade rural, estimulando a estratégia em solucionar problemas que serão encontrados em práticas de campo. Dessa forma, disponibilizando uma infraestrutura virtual para sanar dúvidas dos discentes, sem falar do desafio alcançado com êxito do trabalho interdisciplinar feito para implementação do software”, comenta a professora.

O evento irá reunir toda a comunidade latino-americana interessada em tópicos relacionados à Tecnologia Educacional, como também, será sede de Cacic 2017, a Conferência Nacional em Ciência da Computação.

Além do Fazenda 3D, os professores também já desenvolveram o SisLeite, software que controla a produção de leite. Ambos os projetos contaram com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e foram realizados no IFAM Campus Parintins.

registrado em: ,