Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Presidente Figueiredo encerra SNCT com a Gravity Racing

Notícias

Campus Presidente Figueiredo encerra SNCT com a Gravity Racing

Protótipos se deslocam apenas com a força da gravidade
por Ana Paula Batista publicado: 31/10/2017 07h55 última modificação: 31/10/2017 07h59

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Campus Presidente Figueiredo foi encerrada na última sexta-feira, 27 de outubro, com muita velocidade durante o Gravity Racing das Cachoeiras. A competição é uma ação extensionista do campus com a participação dos estudantes do Curso Técnico em Mecânica, envolvendo  disciplinas do eixo de controle e processos industriais, ciências da natureza e matemática. O objetivo é fazer com que os protótipos (carros) se desloquem, tendo a gravidade a única força propulsora. 

Segundo o coordenador do curso de Mecânica, Benjamin Batista de Oliveira Neto, o Gravity Racing das Cachoeiras surgiu da necessidade da aplicação dos conhecimentos técnicos em um instrumento prático, de fácil interpretação e abordagem multidisciplinar. "A competição tornou-se um agente motivador na dinâmica do ensino-aprendizagem e acaba tendo um grande impacto cognitivo e intelectual entre os alunos", disse ele. 

FABRICAÇÃO

Os carros desenvolvidos seguem um regulamento definido pelo professor Benjamin Batista que são:

1. Cada equipe tem a missão de projetar um carro com estrutura mínima de gaiola em formato de habitáculo;

2. Os materiais devem ser sólidos, de modo a garantir a consistência dos diâmetros da estrutura e parâmetros promovidos pela regulamentação;

3. O Campus disponibilizou a infraestrutura do laboratório de mecânica para que as equipes construíssem os protótipos. Os carros devem atender a todos os itens de segurança definidos em regulamento, além de assegurar a integridade do piloto e dos participantes;

4. Os itens obrigatórios são: quatro rodas, sem cantos vivos, cinto de segurança de três pontos, ropps roll (santo antônio), capacete homologado e aprovado para motos, sistema de freios nas quatro rodas, sistema de volante do tipo “go kart”, roupa apropriada e sapatos fechados.

A competição teve a participação de 15 equipes divididas em duas categorias: nível superior e nível médio. Os vencedores foram aqueles onde os protótipos completaram o trajeto em menor tempo. 

Veja os campeões:

Categoria Superior

1º lugar - Alpha 2.0

lugar - Bala Preta

lugar - Speed Force

Categoria Médio

lugar - Feras do Asfalto

lugar - Fênix

lugar - Veloterra