Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Presidente Figueiredo utiliza fibra óptica para conexão à internet

Campus Presidente Figueiredo utiliza fibra óptica para conexão à internet

Diversos setores do CPRF e da Reitoria participaram do processo de implantação da nova tecnologia no Campus.
por Vanessa Sena publicado: 17/08/2015 10h13 última modificação: 17/08/2015 10h27

Desde o início de agosto deste ano, a comunidade acadêmica do Campus Presidente Figueiredo (CPRF) do Instituto Federal do Amazonas (AM) está acessando internet por meio da tecnologia de fibra óptica, com velocidade de 40 megabytes.  Anteriormente, o acesso era feito a partir de uma conexão via satélite com apenas 8 megabytes.

De acordo com o diretor geral do CPRF, professor Paulo Marreiro, o processo de implementação da fibra óptica iniciou em dezembro de 2014, quando já existia um ponto de conexão físico no Campus, entretanto faltava conectividade devido à necessidade de instalação de equipamentos obrigatórios para uso da tecnologia.

“Com um aumento de 20 megabytes por ano, em três anos alcançaremos 100 megabytes. Através dessa ação, a Coordenação de Gestão da Tecnologia da Informação do Campus Presidente Figueiredo estabelece um novo patamar de qualidade, na execução e prestação de serviços das plataformas online dos sistemas do IFAM, com benefícios mensuráveis aos servidores, e principalmente aos alunos e a comunidade externa”, destacou Marreiros.

Segundo o gestor, além da equipe do CPRF, o serviço de fibra óptica envolveu vários setores, como a Reitoria e a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.

Diferenças de conexões

Devido às características inerentes da tecnologia de satélite, ocorriam constantes interrupções em função das interferências climáticas, principalmente com chuva, anulando totalmente a conexão à internet, ou quando o tempo ficava apenas nublado e deixava o tráfego extremamente lento.

O diretor geral do CPRF destaca que essas dificuldades não ocorrerão com a fibra óptica, pois “além de ter uma excelente velocidade, ela é imune a pulsos eletromagnéticos, descargas elétricas atmosféricas e interferências causadas por outros aparelhos elétricos, resumindo, com tempo bom ou ruim teremos acesso à internet, sem interrupções”, explicou.

Equipe de TI do CPRF

Equipe de Tecnologia da Informação do Campus Presidente Figueiredo