Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus São Gabriel da Cachoeira abre edital para Nheengatu

Notícias

Campus São Gabriel da Cachoeira abre edital para Nheengatu

Centro de Idiomas do campus ofertará língua indígena para servidores do instituto e professores da rede pública
por Ana Paula Batista publicado: 16/05/2018 13h26 última modificação: 16/05/2018 13h28

Considerado o campus mais indígena do Brasil, com 23 etnias representadas, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Campus São Gabriel da Cachoeira está ofertando novas turmas para o curso de Nheengatu por meio do Centro de Idiomas. 

O objetivo do curso é ampliar o conhecimento linguístico, técnico/pedagógico e científico no idioma para docentes e técnicos-administrativos do Campus São Gabriel da Cachoeira, além de professores indígenas municipais e estaduais e servidores públicos no município. 

Para o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, a oferta da língua nheengatu no campus é um dos passos para a reestruturação dos currículos dos cursos. "Por meio do ensino do nheengatu iremos trabalhar a reestruturação das matrizes curriculares, obedecendo a mobilidade das populações tradicionais. Além disso, cumprimos nosso papel na função da democratização do acesso ao ensino, pois estamos proporcionando a alunos e professores indígenas, a oportunidade de ingressar em uma instituição federal", disse o reitor ao afirmar que desta forma, o IFAM também cumpre o que determina o artigo 79 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). 

Desde 2002, o município de São Gabriel da Cachoeira (distante 856 quilômetros de Manaus) por meio da Lei Municipal nº 145 cooficializou as línguas Nheengatu, Baniwa e Tukano para a valorização e interação entre a comunidade educativa para fortalecimento das línguas indígenas.

Para se inscrever CLIQUE AQUI

Acesse o Edital CLICANDO AQUI