Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Tabatinga capacita extensionistas rurais

Notícias

Campus Tabatinga capacita extensionistas rurais

CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Entre os dias 08 e 13 de abril, o Campus Tabatinga realizou capacitação de 18 técnicos em licenciamento ambiental, no qual diferentes profissionais da área puderam realizar o Cadastramento Ambiental Rural (CAR)
publicado: 22/04/2015 10h02 última modificação: 22/04/2015 10h02

Entre os dias 08 e 13 de abril, o Campus Tabatinga realizou capacitação de 18 técnicos em licenciamento ambiental, no qual diferentes profissionais da área puderam realizar o Cadastramento Ambiental Rural (CAR). A turma capacitada era formada por profissionais que atuam em órgãos do setor primário local, tais como: IDAM, Sepror, Residência Agrária de Tabatinga e Benjamin Constant, além de alguns formandos do curso Técnico Subsequente em Recursos Pesqueiros oferecido pelo Campus Tabatinga.

O CAR é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. Com esse registro é possível integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico, além de combate ao desmatamento, conforme a Lei do código florestal 12.651/2012. As licenças de aquicultura são instituídas conforme as atribuições, portes e fases de implantação e funcionamento do empreendimento, conforme Lei Nº 3.785/12 – Lei de licenciamento do IPAAM e Lei 3.802 – Lei da Aquicultura.

O curso foi ministrado pelo Engenheiro de pesca do Campus Tabatinga, Jânderson Garcez, por meio da Coordenação de Engenharia e Produção, que destacou a importância do CAR para o produtor rural. “Sem o registro e licenciamento, o produtor rural não consegue aderir às políticas públicas, tais como o crédito rural e incentivos fiscais do Governo, estando sujeito a multas e sansões”, ressaltou.

Para o professor Eduardo Sousa, que atua como Coordenador de Extensão do Campus Tabatinga, atividades extensionistas é que consolidam o desenvolvimento da região. “É papel do IFAM promover a Extensão Rural no Amazonas. São ações como esta que fortalecem a formação profissional e o desenvolvimento social produtivo da região do Alto Solimões”, afirmou. 

O curso surgiu a partir da demanda de inúmeros produtores rurais atendidos pelo IDAM e que buscavam a regularização ambiental de suas propriedades. A partir dessa necessidade, a gerência do IDAM/Tabatinga em parceria com o Campus pode realizar essa atividade de capacitação junto aos extensionistas rurais.



registrado em: