Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Tabatinga capacita indígenas em Santo Antônio do Içá

Notícias

Campus Tabatinga capacita indígenas em Santo Antônio do Içá

Ação é coordenada pelo Núcleo de Formação Humana e Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura – NUPA 1
publicado: 17/04/2017 14h50 última modificação: 17/04/2017 14h56

Em fevereiro, mais de 180 moradores da comunidade de Betânia - município de Santo Antônio do Içá - participaram de cursos oferecidos pelo Projeto de Apoio e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Messoregião do Alto Solimões que é coordenado pelo Núcleo de Formação Humana e Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura – NUPA 1, através de Convênio com o IFAM e Ministério da Integração Nacional.

Nesta oportunidade, a comunidade recebeu dois cursos: Beneficiamento de Pescados que enfatiza as condições adequadas de higiene e manipulação do pescado; e o curso de Manutenção de Motor Rabeta que capacita os participantes sobre o funcionamento e os cuidados a serem tomados com estes motores.

As aulas foram ministradas pelos instrutores, Engª Aline Oliveira de Souza e Jesus David Duarte Gomes e tiveram as ações apoiadas pela SEPROR, FUNAI e IDAM. 

Os cursos têm carga horária de 48h e 40 horas respectivamente e são fundamentalmente práticos. As comunidades beneficiadas recebem as aulas com recursos audiovisuais e material didático ilustrado. Já os estudantes ganham auxílio financeiro para cobrir despesas com a alimentação durante o curso.

Dentre as ações realizadas pelo NUPA Norte 1 está principalmente a formação técnica, além de pesquisas realizadas junto às comunidades. Atualmente o NUPA está presente, como subnúcleos, em seis campi: Manaus Zona Leste, Presidente Figueiredo, Maués, Tabatinga, Parintins e Lábrea.