Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Tabatinga inicia construção de 16 viveiros de pesca

Notícias

Campus Tabatinga inicia construção de 16 viveiros de pesca

Tanques auxiliarão as aulas dos cursos técnicos em Recursos Pesqueiros, Agropecuária, Meio Ambiente e Agroecologia
por Ana Paula Batista publicado: 29/11/2016 09h41 última modificação: 29/11/2016 09h41

O campus Tabatinga iniciou a construção de 16 viveiros para criação de peixes com o objetivo de fortalecer os cursos técnicos do campus, principalmente o de Recursos Pesqueiros.

Segundo o engenheiro de pesca, Janderson Rocha Garcez, há quatro viveiros semi-escavados medindo 10x20m e 12 viveiros medindo 3x6m. "Os tanques menores serão utilizados para experimentos e pesquisas. Além disso, vamos trabalhar com matrizes e reprodutores de tambaqui, matrinxã e iniciar estudos com o surubim e o acará-açu", disse Garcez.

Os cursos técnicos em Recursos Pesqueiros, Agropecuária, Meio Ambiente e Agroecologia ofertados pelo Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) no município serão beneficiados com as aulas práticas.

Assim como o Campus Manaus Zona Leste (CMZL) que já iniciou o processo de marcação eletrônica, o campus Tabatinga também tem interesse na chipagem dos peixes, com fins de garantir o melhoramento genético das espécies. "Após selecionarmos as matrizes queremos iniciar o processo de chipagem nas espécies", ressaltou o engenheiro de pesca.

Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura

Desde 2006, o IFAM possui o Núcleo de Formação Humana e Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura (NUPA 1) que além de trabalhar a formação técnica junto as comunidades, também promove pesquisa que visa o desenvolvimento sustentável da pesca e aquicultura no Amazonas.

Atualmente o NUPA está presente, como subnúcleos, em seis campi: Manaus Zona Leste, Presidente Figueiredo, Maués, Tabatinga, Parintins e Lábrea.