Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Tefé conquista prêmios em Feira de Ciências

Campus Tefé conquista prêmios em Feira de Ciências

Nos dias 20 a 22 de outubro, o Instituto Mamirauá realizou a 1ª Feira de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Médio Solimões
por Vanessa Sena publicado: 27/10/2015 11h13 última modificação: 27/10/2015 11h13

Durante a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em Tefé, mais de 50 alunos participaram da 1ª Feira de Ciências, Tecnologia e Desenvolvimento Social do Médio Solimões, expondo seus trabalhos na sede do Instituto Mamirauá, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Todas as escolas de ensino médio da cidade foram convidadas para inscrever seus trabalhos. Participaram seis escolas, com 30 projetos inscritos, envolvendo 54 estudantes. Os participantes se inscreveram em três categorias Investigatório, Montagem ou Informativo, e Aplicado. Os dois melhores projetos de cada categoria foram homenageados durante o evento. Todos os premiados receberam um troféu e certificado de Reconhecimento de Jovem Cientista de Tefé, livros de Ciências e Tecnologia, Conservação e Meio Ambiente.

Os projetos ‘Fibra óptica’ e ‘Sabores de Tefé’ do Instituto Federal do Amazonas (IFAM -Campus Tefé) conquistaram o primeiro lugar nas categorias ‘Trabalhos de montagem + informativos’ e ‘Trabalhos aplicados’, respectivamente. Na ocasião, os alunos ganharam uma viagem para conhecer a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, um dia de visita em campo, com passeio em trilha e visita em uma comunidade ribeirinha, além de assistir a uma palestra sobre o Instituto Mamirauá ou sobre alguma ação de pesquisa da instituição.

A SNCT em Tefé teve o apoio do Governo do Estado do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Programa Ciência na Escola, da Prefeitura Municipal de Tefé, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (Capes) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, do MCTI.

Sobre os projetos vencedores

Categoria Trabalhos de montagem + informativos

Com orientação do professor Higson do Nacimento Vaz, o projetoFibra Óptica’ identificou que o sistema por transmissão do áudio pela luz pode ser muito bem aproveitado comercialmente, tornando-se uma ótima alternativa para sistemas de transmissões rápidas de comunicação entre automóveis, aplicações para trios elétricos, viabilidade e segurança para polícia e forças armadas.

O projeto tem ainda a participação dos alunos Francisco Lucas Lima Sena, Antônio José Lima Andrade Filho, Jessé de Oliveira Martins, Caio Enoque Silva Nascimento.

Categoria trabalhos aplicados

Os alunos Jeandrisson Brenno dos Santos Ferreira e Mônica Nonato Ferreira, com orientação do professor Martinho Correia Barros, desenvolvem o projeto ‘Sabores de Tefé’ que tem como objetivos incentivar a integração de produtores artesanais de balas e de trufas do município de Tefé e promover sólida capacitação técnica e tecnológica na área de Gestão e Empreendedorismo de modo que, associada aos conhecimentos básicos e habilidades já adquiridos pela própria atividade artesanal, possam agregar ainda mais valores aos seus respectivos productos.

Com informações e fotos do Instituto Mamirauá.