Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro de Tecnologia do IFAM é credenciado como polo de inovação Embrapii

Centro de Tecnologia do IFAM é credenciado como polo de inovação Embrapii

Resultado do credenciamento foi publicado nesta terça-feira (11/08) e contempla o centro de tecnologia localizado no Campus Manaus Distrito Industrial.
por publicado: 12/08/2020 13h16 última modificação: 12/08/2020 14h57

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) é uma das instituições selecionadas e credenciadas para atuação como polo de inovação da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação industrial (Embrapii). O Centro de Tecnologia Professor Harlan Julu Guerra Marcelice (CTHM), localizado no Campus Manaus Distrito Industrial, é a unidade contemplada para receber investimentos com o propósito de desenvolver projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), em parceria com empresas industriais.

De acordo com o diretor do CTHM, professor Sergio Costa Martins de Alencar, com a aprovação no edital da Embrapii, o IFAM passa a ser o primeiro Instituto Federal com polo de inovação da região Norte. "Um trabalho de longos anos que completa um ciclo e inicia outro. Agradeço ao nosso reitor do IFAM que colocou isto como meta no Instituto, e deu todo o apoio, assim como o diretor do CMDI, professor Nivaldo Rodrigues e Silva , que foi parceiro de primeira linha junto ao CTHM.  Ao pró-reitor de pesquisa, professor José Pinheiro de Queiroz Neto, pelo apoio em toda a jornada. E também toda a comissão que trabalhou arduamente mesmo durante a pandemia, para que este resultado fosse alcançado. É uma alegria  sermos IFAM e termos dado este importante passo na consolidação da Inovação na instituição”, pontuou o diretor.

Segundo o reitor do IFAM, professor Antônio Venâncio Castelo Branco, o credenciamento do IFAM contribui para o aumento da competitividade e produtividade por meio do desenvolvimento de pesquisa aplicada e de formação de recursos humanos no Amazonas. “Tivemos grata satisfação de receber o comunicado oficial do credenciamento. Esse momento abre um leque de possibilidades na área, auxiliando não somente as empresas do polo industrial de Manaus  (PIM), mas de todo o Estado, em especial a questão da bioeconomia, em sintonia com os arranjos produtivos locais (APLs) para promoção de uma cultura de sustentabilidade com foco na inovação. Aproveitamos a oportunidade para agradecer todos os servidores envolvidos na construção da proposta que levou o IFAM a esta nova conquista”, destacou o reitor.

Sobre a seleção

A Embrapii, em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), selecionou instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para atuarem como polos da Empresa. Cada instituto selecionado nesta chamada poderá solicitar até R$ 3 milhões, ao longo de três anos, para prospectar e executar projetos de PD&I.

A Embrapii é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira.