Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertura ocorrerá no dia 16 de agosto, às 18h.

Abertura ocorrerá no dia 16 de agosto, às 18h.

por publicado: 12/08/2019 10h54 última modificação: 15/08/2019 13h08

Nos dias 16 a 21 de agosto deste ano, Manaus será sede de mais uma edição dos Jogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Jifam). As competições ocorrerão na Vila Olímpica de Manaus e nos campi Manaus Centro (CMC) e Manaus Zona Leste (CMZL).

Nesta edição, são esperados 538 alunos dos 15 campi localizados na capital e interior, que disputarão onze modalidades masculinas e femininas (atletismo, judô, natação, tênis de mesa, basquetebol, handebol, futsal, futebol, voleibol, vôlei de praia e xadrez).

Do total de estudantes, os campi do interior participarão com 300 atletas que estão vindo com ajuda de custo disponibilizada pelo Ifam. Este ano, 28 alunos indígenas de nove etnias (baré, piratapuia, wanano, tukano, baniwa, tariana, dessano, pardo e tuyuka) representarão o Campus São Gabriel da Cachoeira (CSGC), nas modalidades atletismo, futsal e vôlei.

O evento tem como objetivo proporcionar a integração entre discentes, docentes, técnicos-administrativos e sociedade em geral, além de vivenciar a pluralidade cultural em suas diversas e diferentes manifestações, socializando e respeitando a identidade, a individualidade e o coletivo. De acordo com a assistente social e chefe do Departamento de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/Ifam), Marlene de Deus Lima, toda a programação do Jifam é elaborada de maneira paralela às atividades dos cursos dos alunos. “Tudo é pensado desde o início do ano letivo, levando em consideração a etapa dos jogos realizada em cada campus, em seguida a fase estadual e, por fim, a competição nacional. Sempre com suporte pedagógico e atividades orientadas quando os estudantes estão em competições”, explica.

Além do desporto, a comissão geral organizadora do Jifam proporcionará aos atletas momentos de atividades pedagógicas e culturais, quando não estiverem em dias e horários de competições.

O Jifam é uma promoção da Proen/Ifam, em conjunto com os diretores gerais dos campi. O evento é organizado anualmente por uma equipe de diversos profissionais que compõem o quadro de servidores do Instituto, como professores - Educação Física e de outras áreas de conhecimentos, e técnicos-administrativos - psicólogos, assistente sociais e pedagogos.

Cerimônia de abertura

No dia 16/08 (sexta-feira), a partir das 18h, acontecerá a cerimônia de abertura do Jifam, no Campus Manaus Centro. Estarão presentes atletas dos campi do IFAM, comissão técnica e dirigentes do Instituto. A solenidade contará com o desfile das equipes das unidades da capital e do interior, apresentações culturais e o acendimento da pira olímpica.

Etapa nacional

O Jifam faz parte da seletiva de atletas que participarão dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que ocorrerá nas cidades de Vitória e Guarapari, no Espírito Santo (ES), nos dias 06 a 12 de outubro de 2019.