Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cerimônia de posse do Reitor do Instituto Federal do Amazonas.

Cerimônia de posse do Reitor do Instituto Federal do Amazonas.

publicado: 19/06/2019 12h32 última modificação: 23/06/2019 11h26

Aconteceu nesta quarta-feira (19/06), a cerimônia de posse do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), professor Antonio Venâncio Castelo Branco. A solenidade ocorreu no auditório da sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, e contou com a presença de parlamentares do Estado do Amazonas, dentre eles, o deputado federal Capitão Alberto Neto e o deputado estadual Delegado Péricles, além dos pró-reitores e diretores do Instituto.

Durante seu discurso, o reitor do Ifam agradeceu primeiramente a Deus, a sua família, aos amigos e parceiros que lutam incansavelmente por uma educação de qualidade que é referência na região.

Castelo Branco também falou sobre sua trajetória, desde sua infância no interior do estado, quando teve o primeiro contato com o fascinante mundo do saber. Ressaltou o orgulho de fazer parte de uma instituição onde foi egresso e depois se tornou servidor, passando por diversos setores sempre trabalhando com dedicação e afinco o que o levou a ocupar o cargo de gestor máximo da instituição.

Sua recondução ao cargo de reitor foi uma escolha feita pela maioria da comunidade acadêmica do Ifam, um reconhecimento às grandes conquistas e avanços para a educação nos últimos tempos.

Na oportunidade, o reitor do Ifam pediu ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, que lance um olhar diferenciado sobre a região Norte em relação ao custo amazônico e à concessão do auxílio fronteira, uma forma de valorização dos servidores que trabalham nessa localidade.

Sobre o reitor do Ifam

Professor Antonio Venâncio está no serviço público há mais de 20 anos, tendo em sua trajetória a Escola Técnica Federal do Amazonas (Etfam), o Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM) e o Ifam.

Ocupou os cargos de gerente educacional na Etfam e foi diretor de ensino e vice-diretor geral do Cefet-AM. No Ifam, respondeu pelas pró-reitorias de Ensino e de Desenvolvimento Institucional, além de ter ocupado por nove meses a função de reitor Pro Tempore até sua nomeação em 10 de março de 2015, e sua recondução no último dia 10 de junho de 2019.