Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Certificação do curso em direitos da criança e do adolescente

Certificação do curso em direitos da criança e do adolescente

Foram certificados 82 alunos dos campi Manaus Centro e Manaus Zona Leste. Solenidade ocorreu no dia 27 e setembro.
por publicado: 30/09/2019 10h42 última modificação: 30/09/2019 10h50

Na tarde da última sexta-feira (27/09), o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) realizou a certificação dos participantes do Curso de Formação Continuada em Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Amazônia Legal. Ao todo foram certificados 82 alunos nos campi Manaus Centro (CMC) e Manaus Zona Leste (CMZL). As solenidades de entrega de cerificados ocorreram nos respectivos campi.

O curso faz parte da Escola de Conselhos de Rondônia, um projeto do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), do Ministério dos Direitos Humanos. Uma das ações é promover a formação continuada dos conselheiros dos direitos da criança e do adolescente e conselheiros tutelares.

Aluna do curso no CMZL, a assistente social Luciete Sá de Azevedo destacou a contribuição da formação para sua atuação profissional em Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas). “O conteúdo trabalhado me auxiliará nas minhas atividades e contribuirá para que eu possa oferecer um melhor atendimento. Passei a compreender melhor sobre a violação de direitos da criança e adolescente”, disse.

A mesma opinião é compartilhada por Lucinete Cavalcante Ferreira, psicóloga clínica e aluna curso no CMZL. “A formação continuada proporcionou adquirir conhecimentos, conhecer que há toda uma rede de assistência aos direitos da criança e do adolescente. Com a conclusão do curso, sinto-me preparada para oferecer um atendimento melhor e com qualidade”, destacou.

Representando a Reitoria do Ifam, a pró-reitora de Extensão, professora Sandra Magni Darwich, ressaltou a importância de atividades de extensão que aproximam o Instituto da sociedade. “É uma satisfação ver a execução do curso. Assim, cumprimos umas das funções da extensão em trazer comunidade externa para dentro do Ifam a fim de adquirir conhecimentos”, afirmou.

Sobre o curso

O curso é destinado a conselheiros tutelares e conselheiros de direitos da criança e do adolescente, além de suplentes e agentes vinculados aos respectivos conselhos que tenham interesse em participar como conselheiros, por exemplo, pedagogos, assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais que atuam com criança e adolescente.

Além do CMC e CMZL, a formação ainda está sendo ofertada nos campi Maués e Tabatinga. O curso tem carga horária total de 200 horas, divididas em 5 módulos de 40 horas. As aulas são transmitidas ao vivo pelo IFRO via satélite, nos polos.

Veja mais fotos AQUI!