Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Chegadas e partidas: alunos representam o IFAM no exterior

Chegadas e partidas: alunos representam o IFAM no exterior

Programa IFAM Internacional tem proporcionado intercâmbio acadêmico para alunos e professores
publicado: 28/03/2018 10h16 última modificação: 29/03/2018 13h10

Após uma temporada de seis meses em Portugal, alunos do curso de Medicina Veterinária (Campus Manaus Zona Leste), Engenharia Mecânica e Engenharia Civil (Campus Manaus Centro) estiveram nesta terça-feira, 27 de março, na Reitoria do IFAM para uma conversa com o reitor e a assessora de relações internacionais.

O grupo formado por dez estudantes dos campi CMC e CMZL embarcou em setembro de 2017 para a cidade de Bragança, em Portugal, e no retorno a Manaus aproveitaram o encontro na Reitoria para compartilhar as experiências vividas no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e  também agradecer pela oportunidade oferecida pelo instituto.

A estudante de Medicina Veterinária, Ananda Santiago, falou sobre a experiência em participar de um encontro entre brasileiros de diversas regiões onde apresentou o trabalho intitulado “Diagnóstico molecular da salmonela em ovos”, que serviu como projeto de conclusão de curso. Segundo a aluna, o retorno pessoal e intelectual do período de intercâmbio foi muito proveitoso. "Foi por meio do IFAM que tive a oportunidade de estudar seis meses no Instituto Politécnico de Bragança. O enriquecimento que obtive foi surpreendente tanto em nível pessoal quanto acadêmico. Com isso pude apresentar meu trabalho que se tornou um projeto final de curso, não sendo necessário apresentar aqui no Brasil, pois com a pesquisa acabei gerando um certificado internacional para o IFAM e para mim”, relata a estudante.

O reitor, Antonio Venâncio Castelo Branco, relembrou que mesmo em uma época de crise, o instituto conseguiu manter o planejamento de enviar os estudantes para uma temporada fora do país. “Essa foi uma ação ousada de manter nosso compromisso de qualificar alunos e servidores em instituições renomadas pelo mundo. E em 2018 já estamos com dois alunos embarcando para o Chile por meio de um projeto financiado pela Erasmus e a União Europeia”, disse o reitor.

De acordo com a assessora de Relações Internacionais, Ana Célia Said, os alunos agora tornam-se embaixadores do instituto e tem a missão de difundir o conhecimento adquirido na Europa. "A contrapartida pedida aos participantes do IFAM Internacional é que no retorno eles se tornem influenciadores e multiplicadores em seus campi, assim os outros alunos podem se espelhar e quem sabe ter a mesma experiência futuramente", destacou.

Assista ao depoimento da aluna Kirssia Sahdo que retornou de Bragança, em Portugal, CLICANDO AQUI

Estágio Internacional – Projeto La Passion

Os estudantes Jorge Michel Santos de Vasconcellos e Beatriz Machado dos Santos, do IFAM Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), curso Engenharia de Controle e Automação recentemente foram selecionados para o Projeto LaPassion (Latin America Practices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network) que proporcionará um estágio internacional de dois meses no Chile.

Os amazonenses embarcam dia 2 de abril para Santiago, no Chile, e terão a oportunidade de conviver e trocar experiências com estudantes da América Latina e da Europa. O objetivo é buscar soluções inovadoras que facilitem a vida do público idoso e também que proporcionem um envelhecimento saudável.

O projeto é financiado pelo programa de capacitação internacional Erasmus+ Capacity Building Program e apoiado pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Cada estudante receberá um auxílio financeiro no total o valor de € 3.010,00 (três mil e dez euros) que custeará a estadia, alimentação e outros gastos.