Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CMC desenvolve ferramenta virtual para integração de alunos

CMC desenvolve ferramenta virtual para integração de alunos

O projeto é desenvolvido pela Comunicação Social do Campus Manaus Centro e alunos do curso de Produção Publicitária.
por Vanessa Sena publicado: 23/06/2016 09h43 última modificação: 23/06/2016 09h43

Quando as pessoas ingressam em locais novos, frequentemente costumam ter dificuldades para se ambientar, principalmente quando são lugares grandes e totalmente desconhecidos. Essa é uma situação vivenciada pelos alunos ingressantes do Campus Manaus Centro (CMC), unidade do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) mais antiga e que recebe a maior quantidade de estudantes anualmente, por meio do processo seletivo.

Pelo Manaus Centro passam diariamente alunos de diversas modalidades de ensino, da educação básica à pós-graduação, e alguns normalmente não sabem onde estão localizadas coordenações, laboratórios, biblioteca e salas. Para facilitar a integração imediata ao meio acadêmico, a Coordenação de Comunicação Social do Campus Manaus Centro (CCS/CMC) deu início ao projeto ‘CMC 360°’, o qual tem como objetivo desenvolver uma ferramenta que possibilite ao novo estudante um contato virtual com a infraestrutura do Campus.

A ideia é que o próprio aluno faça um tour no universo do Campus Manaus Centro, por meio de fotografias panorâmicas, feitas em todos os espaços pedagógicos e administrativos do CMC. Para o registro dos locais, realizou-se um levantamento in loco de todos os espaços, e comparou-se com a planta-baixa disponibilizada pelo setor de engenharia. Após a fase de identificação dos ambientes, estabeleceu-se um cronograma para a realização dos registros fotográficos.

O espaço virtual está sendo produzido a partir de ferramentas gratuitas, como o Google Street View para registrar e armazenar as fotos em 360º, e o Wix para desenhar a interface inicial. “Nas próximas etapas, esperamos contar com ferramentas próprias, mas também gostaríamos de aumentar a nossa equipe, incluindo profissionais e alunos dos cursos voltados para a Tecnologia da Informação, que possam nos ajudar no desenvolvimento tecnológico da aplicação para IOS e Android”, explicou o coordenador da CCS/CMC e designer, Erlison Soares Lima.

Atualmente, o projeto conta com as estudantes Sabrina Silva do Nascimento e Kelly Nayara de Vasconcelos Gonçalves, finalistas do curso superior de Tecnologia em Produção Publicitária e bolsistas dos Programas Integrais 2016/1.

De acordo com o idealizador do projeto, o lançamento da plataforma virtual está previsto para julho deste ano, como resultado do edital dos Programas Integrais 2016/1.

Para conhecer o CMC 360°, acesse http://ccscmc.wix.com/cmc360.