Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CMZL desenvolve ações de proteção dos recursos naturais em comunidade rural

CMZL desenvolve ações de proteção dos recursos naturais em comunidade rural

As ações foram realizadas na Comunidade Nova Esperança, na APA-Tarumã-Ponta Negra.
por Vanessa Sena publicado: 10/02/2017 13h45 última modificação: 10/02/2017 13h46

Com o objetivo de consolidar a troca de conhecimentos mútuos e de empoderamento comunitário, servidores e alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) realizaram durante seis meses ações voltadas para a proteção dos recursos naturais na Comunidade Nova Esperança, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) Tarumã-Ponta Negra. As ações fazem parte do projeto de extensão ‘Alfabetização Científica e Ecológica pela Abordagem Participativa na Amazônia’.

Desde outubro do ano passado, aproximadamente 60 comunitários recebiam orientações para cultivo de plantas ornamentais, compostagem orgânica e o reaproveitamento de resíduos sólidos. “A comunidade foi escolhida porque é uma unidade de conservação, localizada em área rural. Nossa proposta de intervenção visava a sustentabilidade espacial, social, ecológica, cultural e econômica. A produção do composto inclusive já é um mecanismo da comunidade de obter uma fonte de renda”, explicou Maria Suely Guimarães, uma das coordenadoras do projeto.

Na última quinta-feira (09/02), aconteceu o encerramento do projeto, com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). De acordo com a coordenadora de Extensão do Campus Manaus Zona Leste (CMZL), Maria Suely Guimarães, na tarde de ontem, foi realizada uma gincana ecológica. “Os comunitários tinham que montar a receita de compostagem em grupo, a partir de um jogo de palavras que foram dadas. Depois as equipes deveriam explicar com suas palavras e seus saberes cada elemento escolhido para compostagem”, disse.

Segundo Guimarães, a próxima etapa do projeto será fazer um mapeamento participativo da área e trabalhar com a contenção da erosão do solo por meio do paisagismo.

Equipe

Além da parceria com a Semmas e com a APA Tarumã-Ponta Negra, o projeto é desenvolvido sob coordenação das servidoras Viviane Gil e Maria Suely Guimarães, com a participação das alunas Katharina Silva e Mariana Cunha, do curso técnico integrado em Agroecologia do CMZL.

Pibex/IFAM

O projeto ‘Alfabetização Científica e Ecológica pela Abordagem Participativa na Amazônia’ faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), que tem como finalidade viabilizar a participação de alunos regulares dos cursos ofertados pelo IFAM no processo de interação com a sociedade, por meio de atividades de extensão que contribuam para a formação profissional e para o exercício da cidadania.

Para a diretora de Extensão e Produção da Pró-Reitoria de Extensão, Doraneide Tahira, o programa tem proporcionado aos campi do IFAM a realização de ações com resultados positivos junto à comunidade externa. “Por meio dos projetos financiados pelo Pibex, nossos alunos vivenciam momentos de aplicação dos conhecimentos adquiridos no seu curso e assim contribuir para a sociedade, além da sua formação acadêmico-profissional”, disse.