Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Vai ser PANC! CMZL realiza evento sobre comida ecológica

Vai ser PANC! CMZL realiza evento sobre comida ecológica

Profissionais de nutrição, biologia, medicina e gastronomia realizarão palestras e degustação de alimentos.
por Vanessa Sena publicado: 16/03/2017 11h01 última modificação: 16/03/2017 11h01

Durante cinco dias, Manaus será sede do Festival de Comida Ecológica, considerado o maior evento da alimentação viva da América Latina. Profissionais das áreas de nutrição, biologia, medicina e gastronomia realizarão palestras e degustação de alimentos, além de aulas práticas com permacultores, ecologistas e pesquisadores. As atividades ocorrerão no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Zona Leste, nos dias 29 de março a 02 de abril.

Como parte da programação no dia 1º de abril às 14h, acontecerá a palestra ‘PANC: potencial para gastronomia vegana e vegetariana’, com o professor e biólogo do IFAM, Valdely Kinupp, criador do termo Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) e maior autoridade sobre o assunto no Brasil.

Ainda durante o evento, o IFAM será responsável por fornecer as PANC que serão utilizadas no preparo das refeições dos participantes, e servidas em restaurantes como Maison Gomes e Casa da Pamonha. “A colheita das plantas acontecerá no Campus Manaus Zona Leste e no meu sítio onde realizo aulas práticas com os alunos de agropecuária, paisagismo e agroecologia”, disse Kinupp, destacando que serão levados também produtos do Centro de Referência em Agroecologia (CRA/CMZL), onde desde 2008 são cultivadas algumas Plantas Alimentícias Não Convencionais.

Segundo Kinupp, os participantes terão a oportunidade de aprender a diversificar a base alimentar com alimentos livres de agrotóxicos e de alto valor nutricional. “Não é pensar somente em couve, alface, tomate e batatas. Há um mundo de outras opções e sabores que podem ser exploradas e que são ricas em nutrientes e fibras”, disse ele que afirma ser possível comer pipoca da semente e geleia da flor da vitória-régia.

Inscrições

Os interessados podem realizar inscrição exclusivamente pelo site https://comidaecologica.com.br/bemvindo/festival/

CMZL recebe maior festival de alimentação viva da América Latina