Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CMZL realiza Semana de Prevenção ao Suicídio

CMZL realiza Semana de Prevenção ao Suicídio

Ação teve como objetivo esclarecer sobre a rede de assistência e apoio voltada para a promoção de saúde mental.
por publicado: 30/09/2019 13h15 última modificação: 01/10/2019 10h52

Como parte da campanha Setembro Amarelo, o Campus Manaus Zona Leste (CMZL) realizou a II Semana de Prevenção ao Suicídio, de 23 a 27 de setembro. O evento teve como objetivo promover ações de prevenção do suicídio aos estudantes, a partir da perspectiva da valorização da vida e do protagonismo juvenil.

Durante toda a semana, foram realizadas diversas atividades. No último dia do evento, ocorreu a ação ‘Ifamtásticos’, com uma programação lúdica e cultural, a fim de trabalhar a autoestima e a valorização da vida, como gincana, cinema, teatro, desfile de fantasias, jogos digitais e rodas de conversas, além da participação da influenciadora digital Karen Mabel.

De acordo a coordenadora do evento e assistente social, Wylmara Braga, a ideia do ‘Ifamtásticos’ foi mostrar para os alunos que eles podem ser super-heróis ao ajudar pessoas que estão vivenciando momentos difíceis na vida. “Pensamos em perguntar para os nossos alunos como é ser um herói na vida de uma pessoa que está tentando suicídio. É uma reflexão para os alunos sobre como eles poderiam agir para ajudar as pessoas que estão passando por situações difíceis e mostrar que, para ser herói, só basta ter empatia, colocar-se no lugar do outro, pensar que o outro é importante”, disse.

Ainda segundo a coordenadora, o ‘Ifamtásticos’ é resultado da união de servidores. “Diversos setores participaram da organização das atividades durante a semana. “O projeto envolveu todo o campus, alunos de diversos níveis e modalidades, e o envolvimento de vários setores. “O serviço social sempre se engaja em ações como essas, por entender que nossos alunos precisam de atenção voltadas para sua saúde para que possam perceber que são importantes para a escola e para a sociedade. É ter empatia com nossos alunos”, destacou.

A programação do ‘Ifamtásticos’ encerrou com a apresentação musical da banda Gramophone e exibição de curtas-metragens por alunos do curso de Informática.

O Ifam faz parte do Projeto de Prevenção ao Suicídio da Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas, no eixo Educação. O projeto é resultado de uma política do Ministério da Saúde que visa à diminuição dos casos de suicídio e tentativas de suicídio no país.