Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Colaboração entre IFAM e Universidade SOKA do Japão resulta em publicação de artigo científico

por publicado: 15/05/2024 11h21 última modificação: 15/05/2024 11h21

Alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e Universidade SOKA do Japão colaboram em importante pesquisa ambiental publicada em revista científica

Um importante exemplo de colaboração internacional e interdisciplinar entre instituições de ensino resultou na publicação de um artigo científico intitulado "Practical Science and Environmental Education Workshop in Manaus, Brazil". O estudo, que contou com a participação ativa de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) e da Universidade SOKA, Japão, foi publicado na revista "Plankton Eco-Engineering Research".

Importância da Parceria Internacional

A pesquisa destaca a importância da colaboração entre o IFAM e a Universidade SOKA, uma parceria que não apenas enriquece o conhecimento científico dos alunos, mas também fortalece os laços educacionais e culturais entre Brasil e Japão. Esta colaboração possibilita o compartilhamento de métodos de pesquisa inovadores e práticas educacionais que promovem o desenvolvimento sustentável.

O Estudo

O artigo aborda um workshop prático de ciência e educação ambiental realizado em Manaus, Amazonas, Brasil. Este workshop teve como objetivo fornecer educação científica e ambiental prática para estudantes universitários através de medições de campo, análises e interpretação de dados, com foco em três parâmetros naturais essenciais: luz solar, solo e água.

Metodologia e Resultados

Durante o workshop, foram realizadas medições de luz natural, coletas de amostras de solo e água em diferentes pontos da floresta amazônica e dos rios Solimões e Negro. As análises incluíram a medição da radiação fotossinteticamente ativa (PAR) e a avaliação da qualidade do solo, considerando parâmetros como pH e fósforo disponível.

Os resultados mostraram variações significativas nos parâmetros ambientais, com diferenças notáveis na transparência da água e nas características do solo entre os locais estudados. A pesquisa destacou a importância da preservação dos ecossistemas amazônicos e a necessidade de um monitoramento contínuo para a conservação ambiental.

Experiência dos Estudantes

Os estudantes do IFAM tiveram a oportunidade de aplicar métodos científicos em campo e trabalhar lado a lado com pesquisadores da Universidade SOKA. Segundo Bruno da Costa Takaki, um dos alunos participantes, "o workshop foi uma experiência incrível em todos os aspectos, proporcionando novos conhecimentos e uma valiosa oportunidade de colaboração internacional."

Perspectivas Futuras

O sucesso deste projeto abre portas para futuras colaborações e intercâmbios internacionais, promovendo uma educação ambiental centrada na pesquisa e na prática. A parceria entre o IFAM e a Universidade SOKA é um modelo de como a cooperação global pode contribuir para o avanço do conhecimento científico e para a formação de jovens cientistas comprometidos com a sustentabilidade ambiental.

Conclusão

A publicação deste artigo é um testemunho do valor da colaboração entre instituições de ensino de diferentes países. A experiência prática adquirida pelos alunos do IFAM e a contribuição significativa dos pesquisadores da Universidade SOKA demonstram que a ciência e a educação podem, e devem, transcender fronteiras para enfrentar os desafios ambientais globais.

Para mais detalhes, acesse o artigo completo na revista "Plankton Eco-Engineering Research" através do link: