Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Com troca de experiência e conhecimentos, alunos e professores participam de congresso de comunicação

Notícias

Com troca de experiência e conhecimentos, alunos e professores participam de congresso de comunicação

Intercom Nacional aconteceu em Curitiba no início do mês
por publicado: 03/10/2017 10h34 última modificação: 03/10/2017 10h34

Parceria com a Universidade de Brasília (UNB) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi o resultado do envio de nossos discentes e docentes do curso de Tecnologia em Produção Publicitária (TPP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus Centro (CMC), à Curitiba (PR). O intuito da ida dos nossos alunos e professores era a defesa dos quatro projetos vencedores em âmbito regional na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Além de retornarem com a bagagem cheia de experiências e conhecimentos, trouxeram ótimas notícias após visita a UTFPR.

Em breve, o IFAM lançará o curso de pós-graduação em Comunicação Organizacional. O projeto segue em avaliação pela pró-reitoria de ensino e deverá ser anunciado com mais outros quatro novos cursos que marcam uma nova fase para o instituto. E para estreitar laços para uma parceria nesta especialização, os professores do curso de Produção Publicitária, Andre Salgado e Everton Arruda, contactaram com a coordenação do curso de especialização em Comunicação Organizacional da UTFPR, que mantém, também, uma graduação de mesmo nome e se reuniram durante estadia no Paraná.

Na ocasião, os professores do IFAM conheceram a coordenadora do curso de Especialização em Comunicação Organizacional, professora Maurini de Souza e o professor Wellington Lisboa, ambos do departamento de Linguagem e Comunicação da UTFPR. Também participaram da reunião os professores João José Curvello e Janara Leal, do programa de mestrado em Comunicação Organizacional da UNB, que na ocasião também visitavam a UTFPR. Uma oportunidade única de reunir professores de um mesmo curso em diferentes níveis (graduação, especialização e mestrado) e de diferentes instituições (UTFPR, IFAM e UNB) que trocaram experiências, informações e estreitaram laços para o crescimento e sucesso de todos.

Para o professor Andre Salgado, a reunião com UTFPRR e UNB gerou novas propostas e projetos futuros. “Tanto interessa para eles a nossa participação, pois somos um braço no Norte, por conta disso, tivemos um apoio fundamental no desenvolvimento do projeto de pós-graduação que breve será lançado a comunidade, assim como também na possibilidade futura de termos um curso de graduação em Comunicação Organizacional conectada a essas duas instituições”, detalhou.

Everton Arruda, ficou contente com a forma calorosa que os professores do IFAM foram recebidos pela Coordenadora da UTFPR. Ambos participaram da reunião a convite da coordenadora da UTFPR. “Nesta reunião foram discutidas as possibilidades e as perspectivas dos cursos de Comunicação Organizacional, que tem um grande futuro pela frente, considerando a quantidade de candidatos às vagas oferecidas, tanto na UTFPR quanto na UNB e acredita que não será diferente no IFAM”, disse.

O Congresso

Nesta 40º edição do Intercom âmbito nacional, o IFAM teve a participação de quatro trabalhos que concorreram ao Expocom Nacional. Concorremos na modalidade outdoor avulso com o tema “Não é só uma Brincadeira”, dos acadêmicos Rafael Ramos, Ingrid de Paula e Francisco Santos. O trabalho Redesign de marca para a empresa Bombons Finos da Amazônia, da acadêmica Beatriz Trajano, representou o Norte na modalidade Design Avulso. Enquanto na modalidade Campanha Promocional, o trabalho Verde Raro Store, do acadêmico Felipe Grimm foi o concorrente representado a região. Além desses, o trabalho #STOPOSELFIEPLEASE, dos acadêmicos Lucas Matheus, Val Gomes e Hugo Bueno, disputaram a modalidade Publicidade em Mídia Digital.

Para o acadêmico do 4º período do TPP Lucas Matheus, a vivência no Intercom deixará uma boa experiência acadêmica ao universitário. “Chegar a etapa Nacional do Intercom, representou para mim um crescimento e aprendizado enquanto universitário e futuro profissional no meio da comunicação. Sem dúvida, o Expocom foi uma valorização do trabalho em equipe e principalmente do nosso esforço, onde nos propusemos a entregar o nosso melhor. Não ganhamos a competição, mas a possibilidade de estar lado a lado com pessoas tão experientes na área da comunicação e representar o IFAM em um congresso de nível Nacional valeu muito, tanto na minha vida pessoal como acadêmica”, detalhou.

No caso do acadêmico Francisco Santos, a experiência proporcionou um leque de conhecimento, além de poder compartilhar com estudantes de comunicação, professores e comunicólogos do Brasil o trabalho que tem sido desenvolvido no IFAM. “Sem dúvida alguma esta foi uma das melhores experiências que passei durante esse período da faculdade. Acredito que com esse apoio, nos próximos anos retornaremos ao congresso com mais garra e sem dúvida com ótimos trabalhos para voltar com a bagagem recheada com os prêmios para o Amazonas”, disse.

Para o coordenador do curso de Tecnologia em Produção Publicitária, professor Daniel Batista, sem dúvida este é um momento de muito orgulho. Uma vez que esses trabalhos são frutos de uma parceria entre os alunos e os professores, desenvolvido dentro das disciplinas. “Isso só demonstra que nosso trabalho tem sido bem feito. Acredito que alcançar voos maiores, poder ir para outros estados e disputar o Expocom regional, vencer e ir para o Nacional é um motivo de orgulho. Nosso curso tem como avaliação nota 5 por causa dessa parceria. Isso demonstra esse total amor que os nossos alunos têm pelo TPP. Sem dúvida alguma, este é um meio de incentivo para os demais alunos. Com a participação desses quatro trabalhos mostramos que o nosso curso tem a capacidade de produzir e apresentar o conhecimento científico e difundir esse conhecimento para o resto do país para outros profissionais e estudantes”, comentou.

Para o professor Andre Salgado, a oportunidade de conhecer outros professores pesquisadores do Brasil, trocar ideias e oportunidades futuras foi o resultado desta participação dos docentes e discentes do TPP no Intercom Nacional. “Isso sem dúvida é uma oportunidade de levarmos o nome do IFAM para outros lugares do país. Recebemos convites para nos associarmos a sociedade e fortalecer essa corrente do Norte, principalmente do nosso curso. Com essa associação, os professores do instituto irão se envolver nas bancas de análise do congresso. Pelo fato de termos um número significativo de professores doutores, para a sociedade é um ganho”, explanou.

Defesa de artigos

Além da defesa dos trabalhos, nossos acadêmicos do curso de TPP também submeteram dois artigos científicos durante o congresso nacional. Estes foram defendidos e apresentados para as bancas do congresso. Vale ressaltar que o última avaliação da Capes (2015) classificou as publicações do Intercom como “qualis A”.

Destaque

Diferente dos outros anos, nesta edição do Congresso de Comunicação o IFAM teve a representação de uma média de 20 trabalhos dos acadêmicos do curso de Produção Publicitária, entre terceiro e quinto período, além de alunos recém formados na edição Regional. Obtivemos um número recorde de inscritos quando comparados com outras edições que o instituto se fez representado. Estes trabalhos concorreram as diversas categorias do Expocom Regional e quatro foram finalistas.

 

Texto: Grupo de Pesquisa Linguagem, Arte, Comunicação e Ciência (LACC-IFAM)