Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comissão discute Educação Escolar Indígena

Comissão discute Educação Escolar Indígena

Projeto é coordenado pela Diretoria de Desenvolvimento da Educação Superior e equipe multidisciplinar
por Ana Paula Batista publicado: 04/07/2017 14h41 última modificação: 04/07/2017 14h44

O Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) tem discutido a questão da Educação Escolar Indígena no âmbito da instituição e levantado a possibilidade de ofertar a formação de professores na língua materna Kokama. Na sexta-feira, 30 de junho, a  indígena e antropóloga Altaci Kokama Rubim esteve reunida com a Comissão Institucional do IFAM para discutir esta temática juntamente com a Diretoria de Desenvolvimento da Educação Superior/PROEN e uma equipe multidisciplinar composta por professores/pesquisadores.

A Dra. Altaci Rubim mostrou a proposta de Licenciatura na Língua Kokama como uma ação de formação específica de professores indígenas no ensino da língua, com o objetivo de fortalecer a identidade e o diálogo com a etnia Kokama, visando a superação do risco de extinção da sua língua.

Esta Formação de Professores na língua materna Kokama será pioneira no Brasil e o IFAM vem abraçando o desafio de oferecer essa Licenciatura em suas unidades. Pretende-se, também, provocar atividades de intercâmbio com o Programa de Formación de Maestros Bilingües de la Amazonia Peruana- FORMABIAP e demais instituições indígenas e indigenistas do Amazonas, com a intenção de possibilitar o diálogo intercultural entre o saber tradicional e o científico na formação de professores indígenas.

registrado em: , ,