Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitiva do IFAM participa do lançamento da nova fase da Rede Maker em Brasília

Notícias

Comitiva do IFAM participa do lançamento da nova fase da Rede Maker em Brasília

A iniciativa busca incentivar um ambiente inovador baseado no fortalecimento da infraestrutura dos espaços makers.
por publicado: 09/06/2022 11h18 última modificação: 09/06/2022 11h18

Os professores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Cristiane Pereira, David Washington Lima e Vitor Bremgartner, do Campus Manaus Centro (CMC), Campus Manaus Zona Leste (CMZL) e Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), respectivamente, estiveram presentes no lançamento da ação estratégica para fomento da cultura maker nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: a Rede Maker. A iniciativa busca, de forma inclusiva, incentivar um ambiente inovador baseado no fortalecimento da infraestrutura dos espaços makers. O evento ocorreu no dia 31 de maio e foi promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). 

Dentre as ações do projeto, para o incentivo dos princípios que norteiam o ensino maker, foi anunciado o edital LabMaker, com foco na criação de laboratórios de prototipagem. O período de submissão de propostas vai até a próxima semana, dia 14 de junho. Podem participar do edital as instituições que foram contempladas no primeiro de nº 35/2020. 

Na primeira fase da Rede Maker, já foram criados 113 laboratórios nas instituições da Rede Federal e, com a expansão, o MEC apoiará a implantação de mais 60. Nesses espaços, os estudantes passam a contar com laboratórios equipados com impressoras 3D e kits de robótica, por exemplo, o que permite com que eles aprendam fazendo ao integrar novas tecnologias ao ensino em sala de aula.  

Além disso, como outra ação da Rede Maker, o MEC também apresentou durante o evento o livro ´O Aprender Fazendo da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica´. O manual é um guia de orientação para implementação da cultura maker que foi construído com contribuições de mais de 70 servidores da Rede Federal de todas as regiões do país.  

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Tomás Dias Sant’Ana, ressaltou a importância do projeto para a formação dos estudantes: “Estamos muito felizes em lançar mais uma fase de um projeto estruturante, com a implementação de iniciativas que promovam a cultura maker. O MEC, com a Rede Maker, visa oferecer ferramentas adequadas para associar teoria à prática e incentivar as ‘atividades mão na massa’ com metodologias ativas, além de promover uma aprendizagem baseada em projetos”, destacou.  

Durante o evento de lançamento, o diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Kedson Raul de Souza Lima, destacou que o objetivo é ampliar os espaços makers nas instituições de ensino. “Nossa meta é atingirmos toda a Rede Federal com a criação dos laboratórios e demais equipamentos para o fortalecimento da cultura maker no país”, informou.

 O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Claudio Alex, também participou da cerimônia. Em sua fala, o gestor ressaltou a importância de se investir cada vez mais na formação dos estudantes, principalmente no conceito maker. “Estamos juntos para a construção e o desenvolvimento de políticas como essa que foi apresentada. Essa iniciativa deve ser política, duradoura e que esteja cada vez mais forte para alcançar nossas unidades”, afirmou. 

Além das autoridades, a cerimônia de lançamento da nova fase da Rede Maker contou com a presença de estudantes, reitores, pró-reitores, professores e técnicos administrativos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

* Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC