Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Competições do Jogos Estudantis dos Institutos Federais encerram em Manaus (AM)

Competições do Jogos Estudantis dos Institutos Federais encerram em Manaus (AM)

A cerimônia de encerramento ocorre amanhã (26), no Sesi-Clube do Trabalhador. Vencedores da etapa regional disputarão a fase nacional em Fortaleza (CE), em outubro.

por publicado: 25/09/2023 06h59 última modificação: 25/09/2023 08h43

Após seis dias de competições esportivas, chega ao fim a etapa regional dos Jogos Estudantis dos Institutos Federais (JIF Norte 2023). A cerimônia de encerramento ocorrerá amanhã (26), no Sesi-Clube do Trabalhador, em Manaus (AM), a partir das 19h, e reunirá as delegações dos sete institutos federais da região Norte que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Na ocasião, serão conhecidos os vencedores das 11 modalidades e que disputarão a etapa nacional em Fortaleza, em outubro deste ano. As competições estão sendo realizadas nos três campi do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) na capital amazonense (Campus Manaus Centro, Campus Manaus Distrito Industrial e Campus Manaus Zona Leste), na Vila Olímpica de Manaus, no Ginásio Renê Monteiro e na praia da Ponta Negra. Ao todo, mais de 600 atletas estão em Manaus representando os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Promovido pelo Ministério da Educação, por intermédio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e em parceria com os institutos federais de todo o país, os jogos são uma tradicional competição esportiva que busca integrar estudantes e atletas dos institutos, proporcionando a troca de ideias e experiências. Na região Norte, em 2023, o IFAM é a instituição responsável pela organização das competições.

JIF Nacional em Fortaleza

Os vencedores da etapa regional garantem vaga para o JIF Nacional, que ocorrerá de 23 a 28 de outubro, em Fortaleza, com o Instituto Federal do Ceará (IFCE) à frente da organização. As competições serão realizadas no Centro de Formação Olímpica e no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Cerca de 1200 atletas de todo o País deverão participar do evento.

De acordo com o regulamento da etapa nacional, serão disputadas 11 modalidades: atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez, basquetebol, futsal, futebol, handebol, voleibol e vôlei de praia.

Mais informações sobre o JIF Norte 2023: http://www2.ifam.edu.br/jif-etapa-norte