Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conferência Luso-Brasileira da Ciência Aberta tem apoio do Ifam

Notícias

Conferência Luso-Brasileira da Ciência Aberta tem apoio do Ifam

A 10ª edição do evento ocorrerá em Manaus nos dias 1º a 4 de outubro, com pré-conferência no dia 30 de setembro.
por publicado: 04/09/2019 15h59 última modificação: 04/09/2019 15h59

Os preparativos para a realização da 10ª Conferência Luso-Brasileira da Ciência Aberta (Confoa) já foram iniciados. O Instituto Federal do Amazonas (Ifam), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) fazem parte da comissão organizadora local da edição de 2019, que ocorrerá em Manaus-AM.

Sediada de forma intercalada entre Brasil e Portugal, a Confoa acontece anualmente e tem como instituições organizadoras a Universidade do Minho, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Neste ano, o evento ocorrerá de 1º a 4 de outubro, com pré-conferência no dia 30 de setembro, na Samsung Ocean. A abertura será realizada no Salão Rio Solimões - anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro.

O evento tem como objetivo reunir as comunidades portuguesa e brasileira, que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com o acesso aberto ao conhecimento e com a ciência aberta, com o propósito de promover a partilha, discussão e divulgação de conhecimentos, práticas e investigação sobres estas temáticas, em todas as suas dimensões e perspectivas. A Confoa 2019 reunirá especialistas do movimento de acesso aberto, com palestrantes da Alemanha e Portugal.

A programação está disponível no site da Confoa. Estão previstos lançamentos de livros, realizações de workshops e apresentação de trabalhos.

Mais informações: http://confoa.rcaap.pt/2019/

Trabalhos aprovados

Bibliotecários do Ifam tiveram trabalhos aprovados para apresentação durante a conferência. As arguições ocorrerão no Amazon Jungle Palace.

Encontrabilidade da informação e os princípios FAIR: meios alternativos de gestão de dados abertos (Diego Leonardo Fonseca, Edvaldo Wellington Monteiro). Os princípios da ciência cidadã e a atuação do bibliotecário no processo de democratização da informação (Diego Leonardo Fonseca). A influência do movimento acesso aberto na orientação de pesquisadores e usuários das bibliotecas da UFAM e IFAM (Layde Dayelle dos Santos Queiroz, Geyse Maria Almeida Costa de Carvalho). Responsible Research and Innovation: função social das bibliotecas como potencializadoras da inovação no contexto Amazônico (Layde Dayelle dos Santos Queiroz). Data Mining como estratégia de seleção de periódicos científicos para a composição dos catálogos de periódicos open access no IFAM: uma prática de fomento à comunicação científica (Layde Dayelle dos Santos Queiroz, Priscila Pessoa Simões, Dávilla Vieira Odízio da Silva).