Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conheça a Unidade Embrapii-IFAM

Conheça a Unidade Embrapii-IFAM

por publicado: 16/04/2021 10h45 última modificação: 16/04/2021 10h45

Desde o início deste ano, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) está autorizado a desenvolver atividades como polo de inovação credenciado da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).  O Centro de Tecnologia Professor Harlan Julu Guerra Marcelice (CTHM), localizado no Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), é a unidade contemplada para receber investimentos com o propósito de atender a indústria nacional no desenvolvimento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de tecnologias para processos de manufatura.

De acordo com informações disponibilizadas no site da Empresa Brasileira, o IFAM está credenciado para atuar em duas sub-linhas da área de Mecânica e Manufatura: ‘Dispositivos para automação e controle’ e ‘Software e sistemas para processos industriais’. Para a Embrapii, estão disponíveis os laboratórios de Convergência Digital (Labcondig) e de Ensaios Mecânicos (LECCOMB), vinculados ao CTHM.

Processo de credenciamento e autorização para funcionamento

Em agosto de 2020, a Embrapii, em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC), selecionou instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para atuarem como polos da Empresa. O IFAM foi um dos institutos selecionados e credenciados para solicitar até R$ 3 milhões, ao longo de três anos, a fim de prospectar e executar projetos de PD&I.

Depois de cinco meses, em janeiro deste ano, o MEC autorizou o CTHM a iniciar as atividades como polo de inovação credenciado da Embrapii. Com a autorização, o IFAM foi o primeiro Instituto Federal (IF) da região Norte a ser credenciado. Além do Amazonas, os IFs de Goiás, Triângulo Mineiro e São Paulo foram credenciados e autorizados a iniciar atividades.

Sobre a Embrapii

A Embrapii é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira.

Para conhecer mais sobre as unidades Embrapii, acesse o site: https://embrapii.org.br/unidades-embrapii/

registrado em: ,