Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CONIF debate orçamento e cursos voltados ao Projeto Cães-Guia

CONIF debate orçamento e cursos voltados ao Projeto Cães-Guia

Os projetos estão sendo desenvolvidos nos Institutos Federais Catarinense, Goiano, do Espírito Santo, do Sul de Minas Gerais, do Ceará, do Amazonas e de Sergipe
publicado: 25/07/2016 07h32 última modificação: 25/07/2016 07h32

Os reitores dos Institutos Federais do Amazonas (Ifam), Antônio Venâncio Castelo Branco; Catarinense (IFC), Sônia Fernandes; Goiano (IF Goiano), Vicente Pereira de Almeida, e de Sergipe (IFS), Ailton Ribeiro de Oliveira, estiveram reunidos na semana passada, em Brasília, com representantes da Casa Civil, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e da Secretaria Nacional de promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), vinculada ao Ministério da Justiça e Cidadania (MJC).

O objetivo do encontro foi debater a continuidade das turmas dos Centros de Formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia – implantados no IFC e no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) – e a liberação de recursos orçamentários para a consolidação e sequência das atividades referentes ao projeto nos Institutos Federais Catarinense, Goiano, do Espírito Santo, do Sul de Minas Gerais, do Ceará, do Amazonas e de Sergipe.

Até o momento, as instituições da Rede Federal que ofertam cursos pelo Projeto Cães-Guia receberam apenas 1/3 do orçamento previsto para 2016. “No IFC temos uma turma de pós-graduação em andamento, e o Ifes possui uma turma subsequente. Um dos pedidos durante a reunião foi a liberação orçamentária até o fim de julho ou início de agosto. Entretanto, com a mudança hierárquica da SNPD, são necessárias alterações nos trâmites para o envio dos recursos, e isso pode dificultar a celeridade do envio da verba orçamentária”, explica a reitora do IFC.

De acordo com o reitor do Ifam e diretor de Relações Institucionais do Conif, Antônio Venâncio Castelo Branco, as obras do Centro de Treinamento de Manaus estão 90% executadas. “Temos equipes trabalhando na elaboração dos projetos pedagógicos dos futuros cursos e demais elementos necessários à implantação do Centro. Precisamos dotar os centros de profissionais necessários para o desenvolvimento pleno dessas unidades”, disse.

Quanto à oferta de novos cursos, a secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Roseane Cavalcante de Freitas Estrela (Rosinha da Adefal) solicitou que novas turmas sejam abertas apenas em 2017 e ressaltou a necessidade do projeto para o Brasil. “Entendemos a importância do Projeto Cães-Guia e estamos comprometidos em manter as atividades e dar continuidade aos trabalhos”.

Como forma de otimizar recursos federais e agilizar os processos de compras relacionados ao projeto, os reitores dos Institutos Federais presentes à reunião se comprometeram em centralizar as licitações e realizar compras conjuntas.

Fonte: Cecom/IFC (Nicole Trevisol) – adaptada

registrado em: ,