Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Superior do IFAM realiza posse de novos membros

Conselho Superior do IFAM realiza posse de novos membros

por publicado: 19/08/2022 15h09 última modificação: 20/08/2022 22h52

Os novos membros do Conselho Superior (Consup) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) tomaram posse na manhã desta sexta-feira (19). A solenidade foi realizada no Campus Manaus Centro (CMC) com transmissão pelo canal TV IFAM (Youtube). Os conselheiros eleitos fazem parte dos segmentos docente, técnico-administrativo, discente, egresso e sociedade civil.

Com a leitura do termo de posse, os representantes dos quatro segmentos foram investidos como novos conselheiros para o período 2022-2024. O estudante Kallel Paiva Naveca, do IFAM-Campus Manaus Zona Leste, agradeceu a oportunidade de, a partir de hoje, fazer parte do conselho. “É uma honra estar no Consup que é o órgão máximo do IFAM. Nós, estudantes, temos questões a serem apresentadas que buscam mais cursos, investimentos na área da ciência, tecnologia e inovação, mas acima de tudo continuar sendo uma instituição de excelência”, disse.

O reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, que também preside o Consup, parabenizou todos os conselheiros que concluíram seus mandatos hoje e deu boas-vindas aos novos membros. “Este conselho tem um caráter consultivo e deliberativo, pois é o órgão máximo do IFAM e por isso a importância deste momento. Os novos conselheiros terão a missão de analisar, discutir e aprovar o novo Plano de Desenvolvimento Institucional, além de aprovar o plano de gestão. Temos a missão de atender os 17 campi, um polo de inovação e a reitoria, além de toda uma sociedade amazonense que espera que o IFAM cumpra o seu papel de continuar sendo referência em educação profissional, científica e tecnológica”, disse.

Além do reitor, a mesa de abertura foi composta pela pró-reitora de Extensão, professora Maria Francisca Morais de Lima, o diretor-geral do IFAM-CMC, professor Edson Valente Chaves, e o coordenador do Fórum de Diretores-Gerais do IFAM (FORDI), professor Jackson Pantoja Lima.

Gestão 2019-2022

Na ocasião, os conselheiros que fizeram parte do Consup no exercício anterior (2019-2022) receberam certificados de participação como membros titulares no conselho, que teve o mandato estendido devido à pandemia da Covid-19.

O representante dos conselheiros da gestão passada, professor Alvatir Carolino da Silva, reconheceu e agradeceu o trabalho em prol da missão de promover a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Durante discurso, o conselheiro recordou os momentos vivenciados durante os períodos intensos da pandemia da Covid-19. “Os conselheiros que hoje encerram o mandato trabalharam de forma triplicada em reuniões sucessivas para tomar decisões difíceis que diziam respeito à vida. Foi durante nossa gestão que tivemos a reunião extraordinária para tomar a decisão da medida de distanciamento para preservação da vida. Esse mandato que encerra hoje foi o mais difícil, e espero que a nova gestão não enfrente os momentos que enfrentamos, não em relação à sobrecarga de trabalho, mas em decisões de preservação da vida”, recordou o conselheiro.

Biênio 2022-2024

Para o biênio 2022-2024, o Consup conta com 32 conselheiros eleitos durante eleição on-line, em maio deste ano. Os novos membros serão responsáveis em aprovar as diretrizes para atuação do IFAM e zelar pela execução da política educacional institucional.

Portaria de nomeação

A Portaria Nº 1.144/GR/IFAM, de 02 de agosto de 2022, nomeia os membros do Consup. O documento está disponível no Diário Oficial da União: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-1.144/gr/ifam-de-2-de-agosto-de-2022-422298350

Confira transmissão no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=TZPvsaMRl54