Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CONSUP homologa resultado do processo de consulta para reitor pro tempore do IFAM

Notícias

CONSUP homologa resultado do processo de consulta para reitor pro tempore do IFAM

CONSUP homologa resultado do processo de consulta para reitor pro tempore do IFAM

CONSUP homologa resultado do processo de consulta para reitor pro tempore do IFAM
por publicado: 27/04/2021 14h42 última modificação: 27/04/2021 14h42

 

 

Na última sexta-feira, 23 de abril, o Conselho Superior do IFAM (CONSUP) homologou o resultado do processo de consulta à comunidade acadêmica para a escolha do novo reitor pro tempore do Instituto Federal do Amazonas. Após a apuração dos votos, em eleição realizada nos dias 15 e 16 deste mês, o professor Jaime Cavalcante Alves foi o candidato eleito com cerca de 73% dos votos válidos.

 

O reitor pro tempore eleito assumirá a gestão da instituição pelo período remanescente do mandato de seu antecessor, o professor Antonio Venâncio Castelo Branco que faleceu no início deste ano, vítima de complicações causadas pelo novo coronavirus.

 

Após a homologação, o reitor eleito que ficará no cargo até 2023, agradeceu os votos recebidos na eleição. "Sou grato pela confiança da comunidade acadêmica em meu trabalho e afirmo que contarei com o apoio de todos para elevar ainda mais o nome do IFAM como referência em educação, ciência e tecnologia", declarou.

 

De acordo com o professor Jaime Cavalcante, uma das ações de seu mandato será alavancar os cursos técnicos no interior do Amazonas, principalmente nas unidades mais novas como, Iranduba, Boca do Acre e Manacapuru, além de fortalecer e implantar cursos de graduação nos campi mais antigos fora de Manaus. Para a capital, o novo gestor afirma ser necessário impulsionar ainda mais todos os níveis de ensino.

 

 

Ainda segundo o novo gestor, por meio do polo de inovação do IFAM, será possível estreitar a relação entre o Instituto e o Polo Industrial de Manaus (PIM). "Assim atrair recursos da Lei de Informática e demais subsídios para implementar projetos de pesquisa e inovação”, disse.

 

Professor do IFAM, Jaime Cavalcante é egresso da antiga Escola Agrotécnica do Amazonas. Mestre em Educação Agrícola (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Atualmente, ocupa o cargo de diretor geral do Campus Manaus Zona Leste. Já desenvolveu atividades no cargo de pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, além de ter sido diretor em diversos campi do IFAM, no interior do Estado.

 

Entenda o processo de consulta eleitoral

 

O processo de consulta à comunidade acadêmica foi deflagrado pela reitora substituta professora Lívia de Souza Camurça Lima, e ocorre da seguinte maneira:

 

A reitora em exercício no período em que o processo é deflagrado, convoca o CONSUP para compor uma comissão que disciplinará o processo.

 

Em seguida, a comissão disciplinadora convoca o processo de consulta para compor as comissões eleitorais locais, quando cada Campus escolhe os membros de suas comissões.

 

A Comissão Eleitoral Central (CEC), formada por membros das comissões eleitorais locais, é responsável pela elaboração do regulamento, fiscalização e operacionalização do processo de consulta à comunidade acadêmica, momento em que os discentes, docentes e técnicos do IFAM efetivamente escolhem o novo reitor através do voto.

 

Por conta do momento em que vivemos, onde é imprescindível adotar todas as medidas de biossegurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, todo o processo foi feito de maneira remota como votação eletrônica, foi a primeira vez que esse sistema foi utilizado no Instituto. Segundo a Diretoria de Tecnologia da Informação, o sistema é seguro, confiável e pode ser auditado.

 

Após a apuração dos votos, o resultado é encaminhado ao Conselho Superior para homologação. A próxima etapa é a instrução do processo e seu encaminhamento ao Ministério da Educação para os trâmites de nomeação.