Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Coordenadores dos NAPNES participam de encontro

Coordenadores dos NAPNES participam de encontro

Ação é coordenada pela Pró-reitoria de Extensão (PROEX) e acontece até esta quarta-feira, 05, na Reitoria
por Ana Paula Batista publicado: 04/04/2017 14h15 última modificação: 05/04/2017 07h33

A fim de discutir as políticas de inclusão da pessoa com deficiência (PCD), a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) está promovendo o IV Encontro dos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais (NAPNEs) até esta quarta-feira, 05 de abril, na Reitoria do IFAM.

Segundo a Pró-reitora de Extensão, Sandra Darwich, atualmente o NAPNE está presente em 11 campi. "Apenas os campi de Manacapuru, Eirunepé, Itacoatiara e São Gabriel da Cachoeira ainda não possuem o núcleo, mas estão em fase de planejamento para a implantação", disse Darwich.

Dentre os temas a serem discutidos está o papel da assistência estudantil em parceira com os núcleos. O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, destacou que a instituição tem se adaptado para ser um espaço de inclusão.

"Além de melhorar a infraestrutura dos campi mais antigos com adaptações de portas e banheiros, construção de rampas, piso tátil e identificação nas salas, abrimos concurso para a contratação de tradutores e intérpretes que possam auxiliar a vida acadêmica dos alunos que precisam desse suporte. É importante que os IFs sejam espaços de inclusão e para isso estamos trabalhando para evoluir em diversos aspectos", ressaltou.

Sobre o NAPNE

O Núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais (NAPNE) prepara a instituição para receber as pessoas com deficiência, providenciando a adaptação de currículo conforme a necessidade de cada aluno. O NAPNE do Instituto Federal do Amazonas – IFAM, atua em quatro esferas principais, são elas:

• Acessibilidade Arquitetônica;

• Acessibilidade Pedagógica;