Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de capacitação com especialistas em PAD ocorre na Reitoria

Notícias

Curso de capacitação com especialistas em PAD ocorre na Reitoria

O tema assédio sexual é destaque no evento.
publicado: 07/05/2019 13h20 última modificação: 05/12/2019 12h59

A Diretoria Executiva do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), através da Coordenação Geral de Processos Administrativos Disciplinares - CGPAD, promove curso de capacitação sobre processos administrativos disciplinares, no período de 06 a 09 de maio de 2019, em Manaus. 

O evento acontece na Reitoria do IFAM, e além de contar com participação de representantes de todos os Campi, conta também com palestrantes servidores públicos federais do Ministério da Economia António Brito e Ediléia Nascimento, ambos com grande experiência em Processos Administrativos Disciplinares, como os decorrentes das operações da “Lava Jato” e “Carne Fraca”, deflagradas pela Polícia Federal.  

De acordo com o palestrante Antonio Brito, que já atuou como presidente em 132 processos administrativos disciplinares em todo o Brasil, temas como assédio sexual, moral, virtual, corrupção, improbidade administrativa, comissões de ética, dentre outros, serão abordados durante o curso. “Nosso objetivo vai além de apresentar teoria e prática sobre PAD, buscamos criar uma rede colaborativa e sustentável, em que todos os participantes possam compartilhar as experiências, aprendizados e dúvidas, de modo a juntos, como um time, contribuir para o melhor serviço público no IFAM”, disse o palestrante.

Segundo a diretora executiva, Carla Condé, "o evento busca o aperfeiçoamento do serviço público federal do IFAM, possibilitando o trabalho eficiente e em conformidade com a legislação, permitindo que qualquer comissão de PAD, em todos os campi do IFAM, possa apurar com excelência eventuais irregularidades na esfera administrativa".

 

Semana Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com a proximidade do dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o tema assédio sexual, tem um especial destaque no evento.

“A abertura do PAD é uma medida pedagógica e as comissões devem ter efetividade nas apurações de eventuais condutas irregulares, praticadas por servidores públicos e sendo o caso, depois de um processo onde é assegurado o contraditório e ampla defesa, devem declarar que está configurado o assédio sexual, impedindo a ocorrência de  impunidades no IFAM" disse a palestrante Ediléia Nascimento.

No Brasil, a prevenção e o enfrentamento do assedio sexual demandam a realização de ações com o objetivo de proteger as vítimas e responsabilizar os agressores. Assédio sexual não é cantada e tem punição!

💻 Saiba mais: Perguntas e Respostas e Novo Manual de PAD da CGU (Publicada no site em dezembro de 2018).