Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Patentes e Bioinovação para a região Amazônica

Curso de Patentes e Bioinovação para a região Amazônica

por publicado: 10/03/2023 15h34 última modificação: 10/03/2023 15h34

O Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM em nome da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, juntamente com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), promoverão entre os dias 21 a 23 de março de 2023 no Campus Manaus Distrito Industrial, o curso “Patentes e Bioinovação para a região Amazônica”. O curso faz parte das ações do acordo de cooperação técnica entre as instituições, tendo como objetivo a disseminação da cultura de inovação e proteção da propriedade industrial na região, com vistas a aumentar o uso do sistema de propriedade intelectual pelos seus residentes e contribuindo para a consecução das ações da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI).

O curso "Patentes e Bioinovação para a região Amazônica" irá colocar em discussão como a biotecnologia moderna se inseriu no sistema de patentes e como a legislação trata a proteção das criações neste campo tecnológico. Além disso, busca apresentar como as patentes na área podem ser utilizadas como fonte de informação tecnológica para pesquisas e auxiliar nas tomadas de decisão no caminho que vai da bancada ao mercado.

O público alvo é composto por docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e bioinovadores da região da Amazônia Ocidental. A participação é presencial com aulas expositivas e interação dinâmica em laboratório com computadores e acesso à internet e material de apoio.
As vagas presenciais são limitadas, sendo 10 (dez) destinadas ao IFAM, 10 (dez) à Suframa e 20 (vinte) à comunidade em geral, onde os alunos deverão comparecer presencialmente nos 3 dias de curso (24 horas de curso). Com preenchimento por ordem de inscrição.

Haverá transmissão online pelo canal da TVIFAM no YouTube (https://www.youtube.com/@tvifamoficial) das aulas expositivas (dias 21 e 22/03) com emissão de certificado. O certificado será emitido online, condicionado à 75% de participação, e conterá a carga-horária do curso (16h para o telepresencial e 24 horas para o presencial).

A inscrição no evento é necessária apenas para quem for participar presencialmente. A certificação da participação online será mediante preenchimento do formulário disponibilizado durante a transmissão no chat do YouTube.

As vagas presenciais são limitadas!

Mais informações e inscrições a partir de 13/03 nosite: