Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Desenvolvimento: Instituto Federal do Amazonas recebe seis ônibus escolares adaptados para alunos

por publicado: 26/06/2024 18h25 última modificação: 26/06/2024 18h25

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) foi contemplado com seis novos ônibus escolares adaptados, uma conquista significativa para a inclusão e a segurança dos alunos, incluindo aqueles com deficiência (PCDs). Esses veículos foram adquiridos por meio de recursos provenientes de emendas parlamentares, concedidas pelo ex-deputado federal José Ricardo, que sempre demonstrou um forte compromisso com a educação no Estado.

Os novos ônibus escolares são adaptados para atender às necessidades de todos os alunos, especialmente os PCDs, garantindo acessibilidade e conforto durante os trajetos. Além das adaptações, os veículos são modernos e equipados com tecnologias que proporcionam mais segurança e agilidade na locomoção dos estudantes.

Os seis ônibus serão distribuídos tanto para a capital, quanto para o interior do Amazonas, atendendo a uma demanda crescente por transporte escolar de qualidade. Essa distribuição é crucial para assegurar que todos os alunos, independentemente de sua localização, tenham acesso a um transporte adequado, que facilite seu deslocamento até as unidades do IFAM.

Impacto na Educação

A chegada desses novos ônibus representa um avanço significativo na qualidade do ensino oferecido pelo IFAM. Com a tranquilidade de um transporte seguro e adaptado, os alunos podem se dedicar exclusivamente aos estudos, sem preocupações com os desafios diários de locomoção. Essa iniciativa não só promove a inclusão, mas também valoriza e reconhece a importância de um ambiente educacional acessível para todos.

A adaptação dos ônibus para atender alunos PCDs reflete o compromisso com a igualdade de oportunidades no ambiente escolar, alinhando-se às diretrizes de uma educação inclusiva e de qualidade. A iniciativa também destaca a importância do apoio parlamentar para o desenvolvimento de projetos que visam o bem-estar e o sucesso acadêmico dos estudantes.

Agradecimento ao Ex-Deputado José Ricardo

O IFAM expressa sua gratidão ao ex-deputado federal, José Ricardo, cuja atuação foi fundamental para a realização dessa aquisição. Ao priorizar a educação no Amazonas e destinar recursos através de emendas parlamentares, José Ricardo demonstrou seu compromisso com o futuro dos jovens amazonenses.

“Precisamos garantir a tranquilidade no deslocamento para que os alunos possam se dedicar única e exclusivamente aos estudos", ressaltou o reitor do IFAM, Jaime Cavalcante Alves.

A instituição reconhece que a educação é um pilar essencial para o desenvolvimento do estado e que investimentos como este são fundamentais para promover um ambiente de aprendizado inclusivo e seguro.

Contribuição social

A entrega dos seis ônibus escolares adaptados ao IFAM marca um momento de celebração e esperança para a comunidade escolar do Amazonas.

Com a colaboração entre gestores educacionais e representantes parlamentares, é possível construir um futuro mais inclusivo e promissor para todos os estudantes.

A iniciativa reforça a importância de um transporte escolar de qualidade e adaptado, essencial para garantir que cada aluno tenha as condições necessárias para alcançar seu pleno potencial acadêmico.