Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Notícias

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
por publicado: 18/05/2020 14h57 última modificação: 18/05/2020 14h57

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma data que visa criar mobilização, conscientização e ações que tragam à tona o assunto, informando a sociedade e convidando-a a uma participação efetiva na promoção dos direitos das crianças e adolescentes em nosso país. 

Sabemos que a campanha tem enfrentado desafios peculiares este ano, em virtude da situação de isolamento que temos vivenciado, com a paralisação das atividades presenciais de educação em virtude da pandemia do novo coronavírus. Assim, é importante refletirmos que muitas crianças e adolescentes estão em isolamento social, muitas vezes convivendo com a violência intrafamiliar e ainda em ambientes virtuais, estando em situação de grande vulnerabilidade, distantes de seus laços de confiança mais comuns para a realização da denúncia, como a escola e os órgãos de assistência à saúde, entre outros, conforme informações do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e adolescentes. 

No âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, a Campanha alusiva ao 18 de maio tem acontecido anualmente, com diversas ações desenvolvidas pelas equipes multiprofissionais de nossos Campi, como palestras, rodas de conversa, sessões de cinema e discussão a respeito do tema, dentre muitas outras ações. 

Este ano, em especial, por conta da paralisação das atividades presenciais, os Campi têm promovido atividades principalmente através das redes sociais e páginas oficiais, com a realização de “lives” sobre o tema, divulgação de informações acerca da campanha e dos canais de denúncia, dentre outras ações. 

O IFAM também conta com uma Cartilha de Orientações para Prevenção e Combate ao Abuso e ao Assédio Sexual, elaborada por uma equipe de servidores da Reitoria e amplamente divulgada, tanto para discentes quanto para servidores. A Cartilha trata, dentre outros assuntos, dos conceitos de abuso e assédio, sinais de alerta, a prevenção, os riscos no uso da internet, o abuso e o assédio no contexto escolar, as redes de proteção e os canais de denúncia. 

Cartilha de Orientações para Prevenção e Combate ao Abuso e ao Assédio Sexua.