Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dia Nacional do Profissional de Logística

Dia Nacional do Profissional de Logística

Desde 2015, o IFAM forma profissionais capazes de gerenciar e solucionar questões relacionadas à logística industrial.

por publicado: 06/06/2023 22h38 última modificação: 07/06/2023 00h00

Nesta terça-feira (06), comemora-se o Dia Nacional do Profissional de Logística, data instituída em maio de 2022, por meio da Lei 14.329/22, que reconhece e homenageia aqueles que desempenham papel fundamental na eficiência das operações logísticas em todo o mundo. Com uma crescente demanda por cadeias de suprimentos eficientes e sustentáveis, esses profissionais são essenciais na coordenação, planejamento e execução de atividades logísticas, garantindo que produtos e serviços sejam entregues de forma eficaz, no prazo e com o máximo de qualidade.

Desde 2015, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) oferta o curso superior de tecnologia em Logística, que tem como objetivo formar profissionais capazes de gerenciar e solucionar questões relacionadas à logística industrial em geral e auxiliar as organizações amazônicas e o Polo Industrial de Manaus (PIM). “O profissional de logística é responsável por planejar, coordenar e controlar todas as atividades relacionadas ao fluxo de materiais, informações e recursos dentro de uma organização. Sua função desempenha um papel estratégico para a empresa, ajudando-a a melhorar sua eficiência operacional, reduzir custos, garantir a satisfação dos clientes, otimizar a cadeia de suprimentos e buscar práticas sustentáveis. Seu trabalho é fundamental para o sucesso e a competitividade da organização no mercado”, explica a coordenadora do curso, professora Giskele Luz Rafael.

Para a coordenadora, por ser um profissional com papel estratégico dentro das empresas, o mercado tem exigido cada vez mais conhecimento em tecnologias.“O profissional de logística precisa ter conhecimento em tecnologia, Isso inclui habilidades em sistemas de gerenciamento de armazém (WMS), sistemas de gerenciamento de transporte (TMS), análise de dados, automação de processos e uso de tecnologias como Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial (IA). Competências interpessoais e habilidades de comunicação também são demandas do mercado, tendo em vista que o setor de logística necessita de um eficiente intercâmbio de informações”, esclarece.

Alunos e professores do curso superior de tecnologia em Logística

O egresso Bruno Canizo compartilha que, durante a realização do curso, foi possível absorver o conhecimento e experiência dos professores em relação às exigências do mercado de trabalho. “Sempre foi um sonho poder estudar e com grande honra, me formar na federal. Como aluno, aprendi muito sobre resiliência, sobre os ensinamentos que os professores passavam, a forma que eles tratavam com zelo o instituto e a capacitação dos alunos. Sou muito grato por tudo que o IFAM pôde me oferecer, sinto-me honrado por ter feito parte da instituição. O Instituto possui, além dos professores muito capacitados, uma estrutura excelente, e com o apoio desses dois fatores, consegui me desenvolver e trazer ainda mais conhecimento para a minha vida e, por consequência, para a empresa onde eu trabalho”, diz o profissional que colou grau no início deste ano, e atua no warehouse da P&G, espécie de armazém da empresa Procter & Gamble do Brasil Ltda, localizada no PIM.

Bruno Canizo colou grau no início deste ano

O curso superior de tecnologia em Logística é ofertado no IFAM-Campus Manaus Distrito Industrial, e tem a duração de dois anos (quatro semestres). Anualmente, são disponibilizadas 40 vagas, as aulas são ministradas no turno noturno.

Perfil profissional e área de atuação

O profissional formado pelo curso superior de tecnologia em Logística do IFAM está centrado na sua competência de resolver questões logísticas. Para isso, utilizará procedimentos técnicos estatístico-matemáticos para identificar e definir problemas em cada área de atuação logística, com a finalidade de otimizar o processo decisório.

O tecnólogo em Logística pode atuar em distribuidoras e centros de distribuição. Empresas de encomendas. Empresas em geral (indústria, comércio e serviços). Portos, aeroportos, terminais de transporte, transportadoras. Institutos e centros de pesquisa. Instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

Sobre a data

Segundo a Associação Brasileira de Logística (Abralog), o dia escolhido, 6 de junho, é uma referência ao Dia D, data do desembarque dos aliados na Normandia (França), durante a Segunda Guerra Mundial. A operação, que marcou o início da derrota dos nazistas, é considerada um dos maiores e mais importantes movimentos logísticos da história.