Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretor do IFAM Campus Presidente Figueiredo é empossado.

Diretor do IFAM Campus Presidente Figueiredo é empossado.

por publicado: 29/08/2019 14h32 última modificação: 29/08/2019 14h32

Aconteceu na tarde desta terça-feira (28/08), a solenidade de posse do professor Jackson Pantoja Lima, novo diretor geral do Campus Presidente Figueiredo. Na ocasião, estiveram presentes alunos e servidores do Ifam, além de representantes de instituições públicas.

Durante discurso de posse, o novo diretor agradeceu a presença de todos e falou dos desafios em levar a educação pública de qualidade ao interior do Amazonas. Ressaltou a relevância dos institutos federais para a educação no país, e relembrou ainda que a educação na rede federal alcança índices comparáveis aos países mais desenvolvidos na área de educação, como a Coreia do Sul.

O reitor do Ifam, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, destacou a importância do Campus Presidente Figueiredo para a região e a satisfação em participar de mais um momento na unidade que ele viu ser criada. Aproveitou para reconhecer o trabalho do professor Paulo Marreiro, antecessor no cargo de diretor geral do Ifam na cidade, pelos serviços prestados à população e a toda à comunidade acadêmica e também desejou boa sorte ao novo gestor empossado.

O Campus presidente Figueiredo está situado a aproximadamente 125 quilômetros da capital, oferece cursos em várias modalidades e níveis, do ensino médio à pós-graduação. Recentemente, a unidade recebeu a implantação do curso superior de Engenharia em Aquicultura.

Currículo do novo diretor geral do Campus Presidente Figueiredo

Professor Jackson Pantoja é egresso do Ifam. Tem formação técnica em Recursos Pesqueiros de Águas Continentais pela Escola Agrotécnica Federal de Manaus (1998). Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Amazonas (2003). Possui mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior (2007) e doutorado em Ecologia (2012) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Universidade Federal do Amazonas (Inpa/Ufam).

Antes de ocupar o cargo de diretor geral, atuava como professor do Campus Presidente Figueiredo. É membro do Conselho Superior do Ifam (COSUP), representando o segmento dos diretores gerais. Representa o Instituto no Conselho Estadual de Pesca e Aquicultura do Amazonas (Conepa). Atua como professor/orientador permanente no mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação em Ciências Pesqueira nos Trópicos (Cipet) e Ciência Animal (PPGCAN), ambos da Ufam. Tem experiência em aquicultura e ecologia aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: piscicultura na Amazônia, nutrição, manejo alimentar, conservação de quelônios e jacarés, etnoecologia, diagnósticos rurais participativos, manejo de lagos e pesca de subsistência na Amazônia.