Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diretoria do Ifam visita a Fapeam

Diretoria do Ifam visita a Fapeam

A reunião teve a finalidade de estreitar a interlocução e prospectar futuras parcerias.
por publicado: 02/04/2019 18h09 última modificação: 02/04/2019 18h09

Com objetivo de estreitar a interlocução e prospectar parcerias visando o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Amazonas, a direção da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu na segunda-feira, 1/4, a  visita de representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas do Amazonas (Ifam).

Do encontro participaram o reitor do Ifam Antônio Venâncio, a  pró-reitora de Extensão, Sandra Darwich, o pró-reitor de Pesquisa, José Pinheiro, a diretora de pós-graduação, Ana Claúdia Souza, diretor de gestão de Tecnologia da Informação (TI), Carlos Garantizado, além da diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales, diretora técnico-científica, Marne Vasconcellos e da diretora administrativo-financeira, Márcia Irene Andrade.

Na oportunidade, Márcia Perales destacou que o diálogo com as instituições é importante para que sejam formuladas estratégias, por meio de projetos e programas, que atendam a demandas relevantes para o desenvolvimento regional.

“Essa interlocução vai acontecer sempre, ouvir é fundamental para se construir um caminho de respeito em conjunto com as instituições. Esse diálogo precisa ser constante para que a gente possa avançar respondendo às demandas, que às vezes parecem específicas, mas quando começamos a ouvir as instituições, percebemos que há algo em comum que as une à Fapeam”, disse.

O reitor do Ifam lembrou a parceria firmada entre o Instituto com a Fapeam, destacando a importância do Programa Estratégico em Tecnologia da Informação (RH-TI) da Fundação, realizado no Ifam, cujo objetivo foi  estimular estudantes a seguirem a carreira acadêmica na área da TI.

“O Ifam e a Fapeam são instituições que participam da realidade amazônica, o programa RH-TI foi um divisor de águas, ele fez com que alunos do ensino médio de escolas públicas de oito municípios do interior do Amazonas (Manacapuru, Coari, Tefé, Maués, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Parintins e Manaus) tivessem a oportunidade de desenvolver atividades voltadas para área de TI, por meio de didáticas relacionadas à utilização da robótica, que propiciou aos estudantes  conhecimento diferenciado”, enalteceu.

Atualmente, o IFAM conta com 15 campi, sendo três em Manaus (Centro, Distrito Industrial e Zona Leste), Coari, Lábrea, Maués, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Humaitá, Eirunepé, Itacoatiara e Tefé.

Texto e foto: Fapeam