Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diversidade étnica-racial é tema de Encontro no CMC

Diversidade étnica-racial é tema de Encontro no CMC

Evento acontece até esta quinta-feira, 17, no auditório do CDI, localizado no Campus Manaus Centro.
por Ana Paula Batista publicado: 16/11/2016 11h58 última modificação: 16/11/2016 11h58

Próximo ao Dia da Consciência Negra, o Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) realizou a abertura do I Encontro sobre Diversidade Étnico-racial no Campus Manaus Centro, a fim de discutir durante os dias 16 e 17 de novembro, as ações para implantação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas no IFAM.

Na abertura realizada hoje, 16, estiveram presentes o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, as pró-reitoras de Extensão e Administração e Planejamento, Sandra Magni Darwich e Josiane Faraco, a diretora do Campus Manaus Centro (CMC), Stela Nunes de Mello e da diretoria de Políticas de Educação do Campo, Indígena e para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), Rita Gomes do Nascimento.

Segundo a pró-reitora de Extensão, brevemente será implantando os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) no IFAM. "Estamos desenvolvendo algumas ações e nosso objetivo é fazer com que a extensão congregue com o ensino e a pesquisa em torno dessa temática", disse Darwich. Destacando a riqueza cultural do país, a diretora do CMC parabenizou a iniciativa do evento. Já a pró-reitora de Administração e Planejamento frisou que o caminho para acabar com o preconceito e a discriminação é a discussão do tema na escola.

Com o tema "Os marcos legais, políticos e pedagógicos sobre a educação afro-brasileira e indígena no Brasil", a diretora da SECADI, Rita Gomes do Nascimento, abre as discussões e reflexões no primeiro dia de evento.

"Valorizar as populações tradicionais e agregar o conhecimento científico ao tradicional é uma das nossas missões", disse o reitor do IFAM. Ao exemplificar a diversidade de povos no Amazonas, Castelo Branco ressaltou que só no campus de São Gabriel da Cachoeira são 23 etnias frequentando as aulas. "É gratificante saber que pelo menos em 70% dos campi temos indígenas estudando. Precisamos continuar na luta para consolidar a educação de Jovens e Adultos, a educação do campo e a indígena", falou.

O evento acontece até amanhã, 17 de novembro, no auditório do CDI localizado no Campus Manaus Centro, com mesa-redonda e grupos de trabalho sobre a implantação do NEABI no IFAM. Confira a programação AQUI