Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Do ensino médio a graduação

Do ensino médio a graduação

Egressa do PROEJA em Administração de Parintins retorna à instituição para fazer curso superior
por publicado: 17/03/2023 10h01 última modificação: 17/03/2023 10h04

Silma Maria Xavier da Silva, uma parintinense de 35 anos, é um exemplo de perseverança e dedicação. Até 2019, ela ainda não tinha concluído o ensino médio, mas hoje, em 2023, foi convocada ao mesmo tempo para dois cursos superiores em instituições públicas. E tudo isso graças à sua perseverança e ao apoio da instituição que a acolheu, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Parintins.

Silma, que é mulher, casada e mãe, estava distante da escola há mais de sete anos quando soube, por meio de uma nota na rádio local, das inscrições para o Curso Técnico Proeja em Administração no IFAM Campus Parintins. Sem pensar duas vezes, ela se inscreveu e começou a frequentar as aulas.

“A instituição me proporcionou diversas oportunidades de conhecimento. Os professores sempre me motivaram bastante. Pude fazer uma visita técnica e conhecer várias empresas importantes”, conta Silma, que fala da importância do IFAM em sua vida e de como os estudos podem transformar a realidade de toda uma família.

Graças ao Proeja, Silma concluiu o ensino médio e, em seguida, prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), passando por dois cursos superiores: Serviço Social na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Tecnologia em Gestão Comercial no IFAM. “É muito importante se manter ativo nos estudos, o mercado de trabalho cobra muito da gente. Hoje posso mudar a vida da minha família”, comemora.

A trajetória de Silma é um exemplo de como a educação pode transformar vidas e abrir portas para um futuro melhor. E é exatamente isso que o IFAM vem fazendo em todo o estado do Amazonas, oferecendo educação pública de qualidade para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, tanto na capital quanto no interior.

O compromisso da gestão do IFAM e do Reitor Jaime Cavalcante Alves é o de promover a verticalização do ensino, ou seja, oferecer cursos técnicos de nível médio, de graduação e de pós-graduação para que os estudantes possam se qualificar ter acesso às melhores oportunidades no mundo do trabalho, e desenvolver socioeconomicamente a região amazônica.

O diretor-geral do IFAM Parintins, Kleber de Britto Souza, parabeniza Silma pela conquista e ressalta o comprometimento da instituição em promover o ensino de qualidade aos alunos do campus. “A finalidade do nosso trabalho aqui no IFAM é a qualificação do aluno e a formação plena do cidadão. Por isso, nos empenhamos para oferecer o melhor com os recursos que temos”, afirma.

Para Silma, a jornada ainda está no começo, mas ela sabe que pode contar com o apoio do IFAM para seguir em frente e alcançar seus objetivos. “O IFAM mudou a minha vida. Hoje, posso dizer que sou uma pessoa realizada e que está no caminho certo”, conclui.

Informações:  Janaína Barbosa - Campus Parintins